Portal

REAÇÕES ADVERSAS ULTRASE

As reações adversas mais frequentemente relatadas a produtos contendo pancrelipase são de natureza gastrointestinal. Com menores frequências, reações do tipo alérgicas também foram observadas.
Doses extremamente altas de enzimas pancreáticas exógenas foram associadas a hiperuricosúria e hiperuricemia quando as preparações administradas foram pancrelipase na forma de pó ou cápsula, ou pancreatina na forma de comprimidos. Foram relatados estreitamentos do cólon em pacientes com fibrose cística tratados com suplementos enzimáticos tanto de alta quanto de baixa concentração. Uma relação causal não foi estabelecida. A possibilidade de estreitamento do intestino deve ser considerada se ocorrerem sintomas sugestivos de obstrução gastrintestinal. Como a secreção prejudicada de fluidos pode ser um fator no desenvolvimento de obstrução intestinal, deve-se tomar cuidado a fim de manter hidratação adequada, particularmente em climas quentes.

"Colonopatia fibrosante" é um termo usado para descrever a condição observada em pacientes com fibrose cística que tenham recebido grandes quantidades de suplementos de enzima pancreática (> 6.000 U de lipase/Kg/refeição). Nos casos mais avançados, esta condição leva a estreitamento do cólon.
-Em quais pacientes deve-se considerar o diagnóstico de colonopatia fibrosante
-Pacientes com fibrose cística que tenham evidenciado uma obstrução parcial ou completa, diarreia com sangue ou ascitequilosa.
-Pacientes que possuam dois dos seguintes sintomas: dor abdominal, diarreia, baixo ganho de peso;

ESPECIALMENTE se eles tiverem:
-Tomado > 6.000 U lipase/Kg/refeição
-Menos que 12 anos de idade
-Histórico de ileo mecônico
-Cirurgia intestinal prévia
-Histórico de "doença inflamatória do intestino" recorrente.