Posologia de vancocina cp

VANCOCINA CP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VANCOCINA CP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VANCOCINA CP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



NOTA: As doses são dadas em termos de vancomicina.

ADULTOS
A dose intravenosa usual é de 2 g/dia divididos em: 500 mg a cada 6 horas ou 1 g a cada 12 horas.
Outros fatores tais como idade ou obesidade, podem requerer modificação na dose usual diária.

Pacientes com Restrição de Líquidos:
Pode ser administrada a concentração de até 10 mg/mL e velocidade de administração de até 10 mg/minuto, porém concentrações acima de 5 mg/mL aumentam o risco de reações relacionadas com a infusão. Eventos relacionados com a infusão podem, entretanto ocorrer a qualquer velocidade ou concentração (ver REAÇÕES ADVERSAS).

Endocardite (profilaxia):
Quando pacientes alérgicos à penicilina e que têm doença cardíaca congênita, doença reumática ou outra doença valvular adquirida, são submetidos a procedimentos cirúrgicos do trato gastrintestinal ou geniturinário, a dose usual é de 1 g, administrado durante 1 a 2 horas. O término da infusão deve ocorrer 30 minutos antes do início da cirurgia (respeitando-se o tempo de infusão de no mínimo 60 minutos).
Dependendo do risco de infecção, a gentamicina pode ser associada, sendo administrada por via intramuscular ou intravenosa, em local diferente, na dose de 1,5 mg/kg de peso corporal, não ultrapassando 120 mg.

Pacientes com função renal diminuída:
Deve-se administrar uma dose inicial de 15 mg/kg de peso corporal e, para manutenção do tratamento, administrar doses reduzidas como as indicadas na TABELA 1.

TABELA1

VANCOMICINA:

DOSES EM PACIENTES COM FUNÇÃO RENAL DIMINUÍDA

Clearance de Creatinina

(mL/min)

Dose

 

> 80

500 mg a cada 6 horas ou

1 g a cada 12 horas

50 – 80

1 g a cada 1 a 3 dias

10 – 50

1 g a cada 3 a 7 dias

< 10

1 g a cada 7 a 14 dias



A tabela não é válida para pacientes funcionalmente anéfricos. Para tais pacientes, uma dose inicial de 15 mg/kg deve ser administrada para alcançar prontamente as concentrações séricas terapêuticas. A dose necessária para manter concentrações estáveis é de 1,9 mg/kg/dia.
Em pacientes com diminuição acentuada da função renal, pode ser mais conveniente administrar doses de manutenção de 250 mg a 1 g, uma vez a cada diversos dias ao invés de doses diárias. Em caso de anúria, tem sido recomendada a dose de 1 g a cada 7 a 10 dias.
Quando se conhece somente a concentração de creatinina sérica, a seguinte fórmula
(baseada no sexo, peso e idade do paciente) pode ser usada para calcular o clearance de creatinina, sendo que o clearance de creatinina neste caso é somente estimado (mL/min) e deve ser medido imediatamente assim que possível.

Homem = Peso (kg) x (140 – idade em anos)
72 x Concentração sérica de creatinina (mg/100 mL)
Mulher = 0,85 x o valor acima.

A creatinina sérica deve representar um estado de equilíbrio da função renal. De outra forma o valor estimado para o clearance de creatinina não é valido.
O clearance calculado dessa forma acaba sendo superestimado em pacientes com as seguintes condições:
(1) caracterizados por diminuição da função renal, tais como choque, insuficiência cardíaca grave ou oligúria;
(2) nos quais está ausente uma relação normal entre massa muscular e peso corporal total, tais como em pacientes obesos ou naqueles com doença hepática, edema ou ascite; e
(3) acompanhados por debilitação, má nutrição ou inatividade.

A segurança e a eficácia da administração de vancomicina por via intratecal não foram avaliadas.

CRIANÇAS
Estes pacientes têm um maior volume de distribuição e a função renal incompletamente desenvolvida, portanto as normas posológicas diferem das recomendadas para crianças e adultos, devendo-se diminuir as doses intravenosas diárias.

Primeira semana de vida:
Dose inicial 15 mg/kg, seguida de 10 mg/kg a cada 12 horas; Cada dose deve ser administrada por um tempo de no mínimo 60 minutos.

Início da segunda semana até 1 mês de vida:
Dose inicial 15 mg/kg, seguida de 10 mg/kg a cada 8 horas.

Crianças de 1 mês a 12 anos de idade:
A dose intravenosa usual é de 10 mg/kg a cada 6 horas, ou 20 mg/kg de peso corporal a cada 12 horas.

Crianças com endocardite bacteriana:
A dose intravenosa usual é de 20 mg/kg de peso corporal administrado durante 1 a 2 horas. O término da infusão deve ocorrer 30 minutos antes do início da cirurgia
(respeitando-se o tempo de infusão de no mínimo 60 minutos).

IDOSOS
Podem necessitar ajuste de dose em função da condição renal (ver Pacientes com função renal diminuída).

Obs: Monitorar o paciente, principalmente aqueles com função renal diminuída e idosos realizando audiogramas, exames de urina, função renal, hemograma, concentração sérica de vancomicina. A concentração sérica de vancomicina pode ser determinada por ensaio microbiológico, radioimunoensaio, imunoensaio com polarização fluorescente, imunoensaio fluorescente ou cromatografia líquida de alta pressão.