Bula para paciente vitasay stress

VITASAY STRESS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VITASAY STRESS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VITASAY STRESS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.




1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
VITASAY® STRESS é um medicamento utilizado como suplemento vitamínico mineral para auxiliar nas anemias carenciais, em dietas restritivas e inadequadas, como antioxidante, em situações de pós-cirúrgico, doenças crônicas, na convalescença e auxiliar do sistema imunológico.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Os componentes deste medicamento não têm por finalidade efeitos terapêuticos para curas de doenças, e sim suprir possíveis carências, fortalecendo o organismo de maneira geral. A finalidade principal do VITASAY®STRESS, quando ingerido diariamente é de suprir as deficiências vitamínicas e minerais provenientes de uma dieta pobre em vitaminas e sais minerais em pessoas em estado de convalescença e em pessoas que possuem um ritmo de vida muito acelerado.
Estes indivíduos apresentam estresse excessivo podendo afetar o sistema imunológico, e, consequentemente o organismo fica mais susceptível a resfriados e outras infecções. Os componentes da fórmula do VITASAY ® STRESS apresentam doses adequadas de vitaminas e minerais com ação antioxidante, para promover uma maior disposição física.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
VITASAY® STRESS não deve ser utilizado por pessoas que apresentem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Também é contraindicada nos casos de encefalopatia de Wernicke (doença neurológica severa causada por um déficit de vitamina B1 – tiamina), litíase renal (problemas de pedras nos rins) assim como pacientes em tratamento da hipo protombinemia devido à deficiência de vitamina K e tratamento de anemia perniciosa. Algumas vitaminas podem passar para o leite materno, assim, o uso por mulheres amamentando só deve ser feito sob estrita orientação médica.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento apresenta em sua formulação, o ácido fólico, o qual pode ocultar a anemia perniciosa. Diabéticos, pacientes pré-dispostos a cálculos renais (pedra nos rins) recorrentes, pacientes submetidos à dietas restritivas ou sob terapia anticoagulante, devem consultar um médico antes do uso.
Após o uso deste medicamento, pode ocorrer, em percentuais bastante reduzidos, reação caracterizada por náuseas, vômitos, diarreia, constipação, sensação d e calor e rubor na face. Não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes com mais de 65 anos de idade.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Interações medicamentosas:
Interações medicamento-medicamento:
Não existe evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes. Por conter nicotinamida, este medicamento pode diminuir a eficácia de hipoglicemiantes orais (medicamentos que diminuem a taxa de glicose no sangue) e aumentar o risco de efeitos tóxicos das estatinas (substâncias utilizadas para combater as altas taxas de colesterol sanguíneo).
O uso de ácido ascórbico (presente neste medicamento) pode reduzir a eficiência dos contraceptivos orais. Pode reduzir a eficácia do tratamento do etilismo intoxicação ( crônica pelo álcool etílico, cuja ingestão em pequenas doses, mas repetidas determina, sem provocar embriaguez, lesões graves) com o dissulfiram.
Doses elevada de ácido ascórbico, acima de 10g por dia, podem diminuir a absorção de anticoagulantes orais como a warfarina. Deferoxamina juntamente com ácido ascórbico (presente neste medicamento) podem aumentar a toxicidade do ferro para as células cardíacas.
Pode reduzir o efeito da levodopa, do fenobarbital e da fenitoína.

Interações medicamento-exame laboratorial:
Doses elevadas de ácido ascórbico podem interferir em exames laboratoriais envolvendo reações de oxirredução. Podem afetar os testes de glicosúria ( taxa de glicose na urina) ou negativar os resultados de pesquisa de sangue oculto nas fezes. Podem deixar a urina mais ácida e aumentar os níveis de ácido úrico e oxalatos na urina. Podem diminuir a determinação de algumas enzimas do fígado (desidrogenase lática e transaminases).
O paciente deverá informar ao laboratório que está usando este medicamento, para evitar alterações nos resultados.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

VITASAY® STRESS apresenta-se como comprimido revestido, de coloração amarela, de forma alongada e extremidades arredondadas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
USO ORAL
Dose Recomendada:
Tomar 1 comprimido revestido ao dia com quantidade suficiente de água. Não ultrapasse as dosagens recomendadas, exceto com orientação médica. Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvida sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso você se esqueça de tomar uma dose, use a medicação assim que se lembrar. Se o horário estiver próximo ao que seria a dose seguinte, pule a dose perdida e siga o horário das outras doses programadas normalmente. Não dobre a dose para compensar a dose perdida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Ao classificar a frequência das reações, utilizamos os seguintes parâmetros:
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reações Comuns: Em algumas pessoas podem ocorrer distúrbios gastrintestinais. Após a ingestão, a urina pode apresentar uma coloração amarelada, mais escura que o normal, ou alaranjada. Isso ocorre por causa da liberação das vitaminas do complexo B pela urina não apresentando qualquer risco para a saúde. Reações Raras: Este medicamento apresenta em sua composição a nicotinamida, a qual pode causar, raramente, reação caracterizada por náuseas, vômito s, diarreia, obstipação (prisão de ventre), sensação de calor e rubor na face. Em casos raros, e somente com o uso de doses excessivas, pode ocorrer visão turva, náuseas, vômitos, diarreias, cefaleia (dor de cabeça), sensação de cansaço ou fraqueza, distúrbios gastrintestinais, dormência de extremidades e acidez urinária excessiva.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A vitamina C e E não são aparentemente tóxicas.
Se ocorrer ingestão excessiva deste medicamento, de vem ser adotadas medidas habituais para remoção do material não absorvido pelo trato digestivo, monitorização clínica e medidas de suporte realizadas por socorro médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.