Posologia de ziagenavir

ZIAGENAVIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZIAGENAVIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZIAGENAVIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de usar
Ziagenavir® pode ser ingerido com ou sem alimentos.
Ziagenavir® está disponível nas formulações comprimido e solução oral. A terapia deve ser iniciada por um médico com experiência no tratamento de infecções por HIV.
Para garantir a administração da dose completa, deve-se engolir os comprimidos preferencialmente inteiros, sem quebrá-los. Para os pacientes com dificuldade de engolir comprimidos, Ziagenavir® também está disponível na formulação de solução oral. Como alternativa, os comprimidos podem ser amassados e misturados a líquidos ou a pequenas quantidades de comida semissólida, que devem ser consumidos imediatamente (ver Propriedades Farmacocinéticas, em Características Farmacológicas).

Posologia
Adultos e crianças que pesam no mínimo 30 kg
A dose recomendada de Ziagenavir® é de 300 mg (um comprimido) duas vezes ao dia ou de 600 mg (dois comprimidos) uma vez ao dia.

Crianças a partir de 3 meses de idade que pesam menos de 30 kg
·Crianças que pesam entre 14 kg e 21 kg: metade de um comprimido (150 mg) duas vezes ao dia.
·Crianças com mais de 21 kg e menos de 30 kg: metade de um comprimido (150 mg) pela manhã e um comprimido inteiro (300 mg) à noite.
·Crianças com menos de 14 kg devem utilizar Ziagenavir® solução oral, e a dosagem recomendada é de 8 mg/kg duas vezes ao dia até a dose máxima de 600 mg (30 mL) ao dia.

Crianças com menos de 3 meses de idade
Não existem dados disponíveis sobre o uso de Ziagenavir® em pacientes dessa faixa etária (ver Propriedades Farmacocinéticas, em Características Farmacológicas).

Pacientes com insuficiência renal
Não há necessidade de ajuste de dose (ver Propriedades Farmacocinéticas, em Características Farmacológicas).

Pacientes com insuficiência hepática
O abacavir é metabolizado primariamente pelo fígado. A dose recomendada de Ziagenavir® para pacientes com insuficiência hepática leve (pontuação Child-Pugh de 5 a 6) é de 200 mg (10 mL) duas vezes ao dia. A fim de permitir ajuste de dose para esses pacientes, recomenda-se a utilização de Ziagenavir® solução oral. Não estão disponíveis dados de segurança e de farmacocinética relacionados ao uso de Ziagenavir® em pacientes com insuficiência hepática moderada ou severa (ver Propriedades Farmacocinéticas, em Características Farmacológicas). Portanto, não é recomendado o uso de Ziagenavir para esse grupo de pacientes, a não ser que o benefício seja superior ao risco.