Bula para paciente zidovudina

ZIDOVUDINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZIDOVUDINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZIDOVUDINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Ação esperada do medicamento:
A zidovudina também conhecida como AZT, é um medicamento antivirótico com ação sobre alguns retrovírus como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A ação se inicia cerca de uma hora após a administração.
• Cuidados de armazenamento: Manter o produto em local seco e fresco, ao abrigo da luz direta, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), dentro de sua embalagem original.
• Prazo de Validade: Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
• Gravidez e Lactação: Informar ao médico a ocorrência de gravidez antes ou durante o tratamento, ou se estiver amamentando.
• Cuidados de Administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Cumprir cuidadosamente a prescrição e a posologia recomendadas, administrando o produto mesmo quando for necessário interromper o sono do paciente. As cápsulas de zidovudina não devem ser administradas junto com as refeições. Cumprir cuidadosamente o programa de exames de sangue para controlar o aparecimento de anemia ou outras alterações que determinem a suspensão temporária do tratamento com o produto. Concluir os tratamentos dentários, se possível antes de iniciar a administração da zidovudina. O dentista deve orientar o paciente sobre a higiene bucal e a correta utilização de escova e fio dental.
• Interrupção do Tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
• Reações desagradáveis: Informar ao médico o aparecimento de reações como desconforto e dores abdominais, náuseas, perda de apetite, mal estar, atrofia muscular, prostração, fraqueza, dores de cabeça, insônia, confusão mental, palidez, hiperpigmentação das unhas, alterações na percepção do sabor, inchaço nos lábios ou feridas na boca. Leia o item Reações Adversas desta Bula.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS
• Interações Medicamentosas: Informe ao seu médico sobre o uso de qualquer outro medicamento antes do início, ou durante o tratamento. Não usar o medicamento se houver alergia à zidovudina.
• Contra-indicações e Precauções:
A zidovudina está contra-indicada em pacientes que, potencialmente apresentem hipersensibilidade ao fármaco, com risco de vida. A zidovudina não reduz o risco de transmissão do HIV através de contato sexual ou contaminação do sangue. Podem ocorrer infecções oportunistas durante o tratamento e o médico prescreverá antiinfecciosos específicos. Seguir cuidadosamente a orientação médica durante e após o tratamento.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL À SUA SAÚDE ATENÇÃO: O USO INCORRETO CAUSA RESISTÊNCIA AO VÍRUS DA AIDS E FALHA NO TRATAMENTO