Advertências ascarizole

ASCARIZOLE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ASCARIZOLE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ASCARIZOLE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O uso em crianças com menos de 6 meses de idade: a experiência de estudos clínicos em crianças com menos de 6 meses de idade é escassa. ASCARIZOLE® só deve ser administrado a crianças muito pequenas se a infestação por vermes interferir significativamente com seu estado nutricional e desenvolvimento físico.
Há alguma evidência que a exposição repetida ao levamisol pode provocar reações alérgicas, incluindo alterações hematológicas, tais como leucopenia. Portanto, a dose recomendada não deve ser ultrapassada. É necessário cautela quando ASCARIZOLE® é usado em combinação com medicamentos que podem afetar negativamente a hematopoiese.
Vasculite leucocitoclástica foi relatada com o uso não indicado de levamisol para adulterar a cocaína.

Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não há evidência que o levamisol afete de forma adversa a capacidade de dirigir ou operar máquinas em geral, embora tenha sido relatada encefalopatia como um efeito colateral muito raro do tratamento.

Gravidez (Categoria C), Lactação e Fertilidade
O levamisol não se mostrou teratogênico em animais, mas teve efeito embriotóxico em doses tóxicas para as fêmeas. Estudos adequados e controlados não foram conduzidos em mulheres grávidas e, portanto,
ASCARIZOLE® não deve ser administrado a gestantes, a menos que os benefícios potenciais justifiquem os riscos.
Não se sabe se o levamisol é excretado no leite humano, no entanto, sabe-se que ele é excretado no leite da vaca.
Devido ao potencial risco de reações adversas em lactentes, a interrupção da amamentação ou do ASCARIZOLE® deve ser decidida pelo médico, levando-se em conta a importância do medicamento para a mãe.
Os estudos de reprodução em animais não mostraram efeitos na fertilidade.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
ASCARIZOLE® é indicado para crianças e adultos.
Não há recomendação de ajuste posológico para pacientes idosos e outros grupos de risco.