Características farmacológicas cevita

CEVITA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEVITA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEVITA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



-Características químicas: O ácido ascórbico é uma cetolactona de seis carbonos, estruturalmente relacionada com a glicose e outras hexoses. Ele é oxidado reversivelmente no organismo em ácido desidroascórbico, o qual confere a atividade integral da vitamina C. O termo vitamina C é utilizado como descrição genérica de todos os compostos que exibem atividade biológica qualitativa ao ácido ascórbico.
-Propriedades Farmacodinâmicas: O ácido ascórbico e seu metabólito, o ácido diidroascórbico, formam um sistema redox reversível envolvido em muitas reações enzimáticas. O ácido ascórbico funciona como um cofator- em várias das reações de hidroxilação e amidação, através da transferência de elétrons para enzimas que fornecem equivalentes redutores. O ácido ascórbico desempenha um papel fundamental na produção de hidroxiprolina que, por sua vez, é essencial para o desenvolvimento do colágeno. A vitamina C pode aumentar a absorção de ferro, principalmente em estados de carência.
– Propriedades Farmacocinéticas: A absorção ocorre no intestino; porém reduz-se com largas doses, de modo que quantidades crescentes ingeridas são excretadas quando a concentração plasmática máxima é atingida. O ácido ascórbico encontra-se presente no plasma, distribuindo-se de modo uniforme e ao mesmo tempo pelas células do organismo. Sofre biotransformação hepática e excreção renal; pode se r removido por hemodiálise.