Bula para paciente fauldpami

FAULDPAMI com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FAULDPAMI têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FAULDPAMI devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO DO MEDICAMENTO
FAULDPAMI® é um medicamento antineoplásico, cujo princípio ativo é o pamidronato dissódico, que exerce sua atividade terapêutica através da inibição da reabsorção óssea (inibição da atividade osteoclástica).
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
FAULDPAMI® é indicado no tratamento de metástases ósseas, hipercalcemia induzida por tumor e doença óssea de Paget.
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contraindicações
FAULDPAMI® é contraindicado em pacientes com histórico de reações alérgicas ao pamidronato dissódico, a outros bisfosfonatos, ou a qualquer componente da formulação.
Advertências e precauções
Informe seu médico se você tem ou teve problemas renais, sanguíneos (como anemia) ou asma. É recomendável avaliação odontológica preventiva antes do início do tratamento. Enquanto estiver sob tratamento, você deve evitar procedimentos odontológicos invasivos, se possível. Caso seja necessário realizar algum procedimento, seu médico deve avaliar o risco-benefício. O uso de FAULDPAMI® pode causar, ocasionalmente, dor muscular, óssea e/ou articular, sendo o tempo de duração dos sintomas variável (de um dia a vários meses) após a interrupção da terapia. A maioria dos pacientes tem alívio dos sintomas após a interrupção do tratamento. Seu médico precisará fazer exames de sangue e urina regularmente enquanto você estiver usando este medicamento.
Durante o tratamento, os pacientes não devem dirigir veículos ou operar máquinas, devido à sonolência e/ou tontura. Interações com outros medicamentos, alimentos e testes laboratoriais
FAULDPAMI® administrado em associação com outros antineoplásicos não tem demonstrado interações significativas. FAULDPAMI® não deve ser administrado simultaneamente com outros bisfosfonatos. Deve-se ter cautela ao administrar FAULDPAMI® com outros medicamentos potencialmente nefrotóxicos.
Risco de uso por via de administração não recomendada: este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada. Não há estudos dos efeitos se administrado pelas vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser feita apenas por via intravenosa.
Grupos de risco Gravidez e lactação: não existem estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Não se sabe se o pamidronato passa para o leite materno, portanto, o aleitamento durante o tratamento com FAULDPAMI® não é aconselhado. O médico deve avaliar o risco-benefício para o lactente e para a paciente.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Uso pediátrico: o uso de FAULDPAMI® em crianças não é recomendado. Uso em idosos: não há recomendações especiais para o uso de FAULDPAMI® em idosos. Pacientes com insuficiência renal: não é necessário ajuste de dose, desde que utilizado nos esquemas terapêuticos usualmente recomendados.
Pacientes com insuficiência hepática: não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência hepática leve a moderada.
Não há contraindicação relativa a faixas etárias. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
– 2 – MODO DE USO
Descrição: FAULDPAMI® é uma solução límpida, incolor, livre de partículas visíveis.
Orientações gerais: Todos os procedimentos para manuseio, dispensação e descarte adequado de fármacos e medicamentos injetáveis devem ser considerados. Seu médico irá determinar quanto e quando você receberá a medicação. Sua medicação será dada através de uma cânula que será introduzida através de uma catéter em uma de suas veias, normalmente do braço, pulso ou das mãos e algumas vezes do peito (administração intravenosa ou infusão IV). Um enfermeiro ou outro profissional capacitado irá administrar os medicamentos para seu tratamento. Avise imediatamente se algum destes medicamentos caírem na sua pele ou espirrar em seus olhos; ou se você sentir dor quando da punção da agulha na veia.
Esquecimento de dose (dose omitida): este medicamento deve ser dado mediante um esquema regular de tratamento. Se você perder uma dose, avise seu médico, cuidador ou profissional responsável para receber as devidas instruções.
Dosagem: as doses terapêuticas variam conforme o estádio da doença. O limite da dose depende do paciente e do protocolo utilizado. Converse com seu médico para saber quanto e quando você receberá seu tratamento.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
REAÇÕES ADVERSAS
As reações adversas do FAULDPAMI® geralmente são leves e transitórias. As reações adversas mais comuns são: sintomas semelhantes à gripe com febre branda; dor de cabeça; náusea; vômito; reações no local da infusão (dor, vermelhidão, edema, endurecimento). Avise seu médico sobre outros efeitos adversos que você achar que possam ser causados por esse medicamento.
SUPERDOSE
Pacientes que receberam doses de FAULDPAMI® acima das recomendadas devem ser cuidadosamente monitorados. Pode ocorrer aumento das reações adversas.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO
Este medicamento deve ser conservado em temperatura abaixo de 25°C, protegido da luz. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.