Interações medicamentosas ionclor

IONCLOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IONCLOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IONCLOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Medicamento – medicamento
O uso deste medicamento pode intensificar os efeitos antiarrítmicos da quinidina. Os adrenocorticoides podem diminuir seus efeitos. Anticolinérgicos ou fármacos com atividade anticolinérgica podem aumentar a gravidade das lesões gastrintestinais produzidas apenas pelo cloreto de potássio. Os anti-inflamatórios não-esteroides podem aumentar o risco de efeitos colaterais gastrintestinais e causar hiperpotassemia.
Sais de cálcio por via parenteral, podem precipitar arritmias cardíacas. A ciclosporina pode causar hiperpotassemia devido ao hipoaldosterismo. Diuréticos tiazídicos podem aumentar o risco de hiperpotassemia.
A heparina aumenta o risco de hemorragia gastrintestinal. O uso crônico ou abusivo de laxantes pode reduzir as concentrações séricas de potássio. Resinas de troca iônica podem causar retenção de fluído devido ao aumento de ingestão de sódio.
Substitutos de sal ou inibidores da ECA (por exemplo, captopril, enalapril e lisinopril) podem causar hiperpotassemia.
Transfusões sanguíneas, diuréticos poupadores de potássio, leite com baixo teor salino e outros fármacos contendo potássio promovem acúmulo de potássio com possível hiperpotassemia resultante, sobretudo em pacientes com insuficiência renal.

Medicamento – exames laboratoriais
A ingestão de cloreto de potássio pode provocar achados laboratoriais, uma vez que entre as mais comuns reações adversas descritas encontram-se a hipercalemia e os distúrbios gastrintestinais. Durante o tratamento é importante que o paciente monitore os íons potássio e cálcio séricos.