Características farmacológicas purinethol

PURINETHOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PURINETHOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PURINETHOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A mercaptopurina é um análogo sulfidrilo da base purínica hipoxantina, agindo assim como antimetabólito citotóxico. A mercaptopurina é um profármaco inativo, que age como antagonista da purina, mas que requer captação celular e metabolismo intracelular para se tornar um nucleotídeo da tioguanina e adquirir suas propriedades citotóxicas. Os metabólitos da mercaptopurina inibem a síntese de novo de purina e as interconversões de nucleotídeos da purina. Os nucleotídeos da tioguanina também se incorporam aos ácidos nucléicos, contribuindo assim para os efeitos citotóxicos do fármaco. A mercaptopurina é convertida em nucleotídeos ativos da tioguanina pela enzima hipoxantinaguanina- fosforibosil-transferase. A conversão da mercaptopurina em nucleotídeos ativos análogos da tioguanina é um processo gradativo, via ácido tioinosínico. A mercaptopurina pode também sofrer metilação através da enzima tiopurina-metiltransferase, formando nucleotídeos Smetilados, os quais também são citotóxicos.
Propriedades farmacocinéticas
A biodisponibilidade oral da mercaptopurina demonstra uma variabilidade interindividual considerável. A administração de uma dose de 75mg/m2 a 7 pacientes pediátricos demonstrou uma biodisponibilidade média de 16% da dose administrada, com uma variação de 5 a 37%. Esta variação da biodisponibilidade provavelmente resulta do metabolismo hepático de primeira passagem de uma quantidade significativa da droga. Em 14 pacientes pediátricos, o tempo médio necessário para atingir a concentração plasmática máxima foi de 2,2 horas, com uma variação de 0,5 a 4 horas. Em 7 pacientes pediátricos o tempo de meia-vida de eliminação da mercaptopurina foi de 90 ± 30 minutos, porém seus metabólitos ativos têm uma meia-vida maior (aproximadamente 5 horas), e o clearance total é de 719 ± 610 mL/min/m2. Após 1-4 horas da infusão intravenosa de mercaptopurina (100mg/m2/h), as concentrações no líquido cefalorraquidiano são de 10 e 25% dos níveis plasmáticos correspondentes. Depois da administração oral de 50 e 165mg/m2, não foram detectadas concentrações no líquido cefalorraquidiano (< 0,18μmol/mL), pois há uma baixa penetração da mercaptopurina neste local. O efeito citotóxico da mercaptopurina pode estar relacionado aos níveis de nucleotídeos de tioguanina, derivados de mercaptopurina nas hemácias, mas não à concentração plasmática de mercaptopurina. A mercaptopurina é principalmente eliminada por alteração metabólica (veja Farmacodinâmica). Aproximadamente 7% da mercaptopurina é eliminada de forma inalterada pelos rins 12 horas após a administração da droga. A xantina-oxidase catalisa a conversão da mercaptopurina em seu metabólito inativo, o ácido 6-tioúrico, que é excretado pela urina.