Advertências benzilpenicilina procaína e potássica

Benzilpenicilina Procaína e Potássica com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Benzilpenicilina Procaína e Potássica têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Benzilpenicilina Procaína e Potássica devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O uso de penicilina impõe riscos de reação alérgica em indivíduos predispostos e deve ser usado com cautela se o paciente tem antecedentes alérgicos. Antes da prescrição, deve-se levantar antecedentes pessoais e familiares no tocante à alergia para reduzir os riscos de reação alérgica. Se este tipo de reação ocorrer, deve-se interromper a aplicação e administrar, se necessário, epinefrina, oxigênio, corticosteroides parenterais e outras medidas. Ainda, deve ser prescrito com cautela se o paciente apresenta disfunção renal, doença cardíaca ou epilepsia.
Reações de caráter grave podem ocorrer mesmo quando o paciente não tem antecedentes de alergia medicamentosa. Este medicamento é de uso exclusivo pela via intramuscular, pois já foram descritas lesões graves decorrentes de injeção intravascular.
Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção.
Interromper a aplicação se ocorrer dor intensa no local ou se, especialmente em crianças, ocorrerem sinais e sintomas que sugiram dor intensa. Devido às altas concentrações da suspensão deste produto, a agulha poderá entupir se a administração não for lenta e contínua. Manifestações como cianose, palidez, lesões musculares ou gangrena tiveram maior frequência em crianças pequenas. Também se descreveu atrofia muscular e fibrose. Em profissionais de saúde que lidam com penicilinas podem aparecer eczema de contato nas mãos e nos braços.

USO DURANTE A GRAVIDEZ
A associação benzilpenicilina procaína + benzilpenicilina potássica é considerada segura, porém, deve ser utilizada nesta circunstância, somente quando necessário segundo critério de seu médico.

Categoria de risco na gravidez: B
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

USO DURANTE A AMAMENTAÇÃO
A associação benzilpenicilina procaína + benzilpenicilina potássica é excretada em quantidades pequenas no leite materno, sendo considerada segura, porém, a administração para mulheres que estão amamentando somente deve ser realizada segundo critério médico.