Características farmacológicas benzilpenicilina procaína e potássica

Benzilpenicilina Procaína e Potássica com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Benzilpenicilina Procaína e Potássica têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Benzilpenicilina Procaína e Potássica devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



FURP-BENZILPENICILINA PROCAÍNA + BENZILPENICILINA POTÁSSICA é uma combinação de dois antibióticos do grupo das penicilinas, com ação bactericida durante o estágio de multiplicação dos microrganismos sensíveis. A forma potássica começa a agir poucos minutos após a aplicação, sendo porém logo eliminada, e a forma procaína mantém o efeito por diversas horas, justificando o emprego do produto a cada 12 ou cada 24 horas.

FARMACODINÂMICA
Como as demais penicilinas, esta associação exerce ação bactericida durante o estágio de multiplicação ativa dos microrganismos sensíveis. Atua por inibição da biossíntese do mucopeptídio da parede celular. Não é ativa em bactérias produtoras de penicilinase.

FARMACOCINÉTICA
Aplicada por via intramuscular a benzilpenicilina potássica atinge níveis séricos eficazes entre 10 minutos e 15 minutos. Seu declínio também ocorre em poucas horas. A benzilpenicilina procaína tem seu pico de concentração sérica cerca de duas horas após a aplicação, mantendo níveis úteis por 12 horas a 24 horas porque é liberada do músculo mais lentamente do que a forma potássica. Ambas são eliminadas por via renal.