Resultados de eficácia benzilpenicilina procaína e potássica

Benzilpenicilina Procaína e Potássica com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Benzilpenicilina Procaína e Potássica têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Benzilpenicilina Procaína e Potássica devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em um estudo comparativo, 58 adultos com diagnóstico de pneumonia pneumocócica que receberam tratamento com cefamandol foram comparados com 55 outros que receberam 600.000 UI de benzilpenicilina procaína a cada 12 horas. No último grupo, 46 tiveram resposta satisfatória (83,6%).
Em um estudo randomizado, se comparou uso de penicilina procaína confrontando-o com cotrimoxazol em 614 crianças com diagnóstico de pneumonia realizado por enfermeira com base em história recente de tosse e frequência respiratória superior a 50 movimentos por minuto. No seguimento, quando necessário, a enfermeira encaminhava os pacientes para atendimento médico. Isto ocorreu em 65 crianças (11%), mas apenas oito casos de pneumonia (1,3%) exigiram mudança no tratamento sendo cinco no grupo que recebeu cotrimoxazol e três no grupo da penicilina procaína. Numa pesquisa comparativa, 86 crianças com pneumonia (confirmada por radiologia) e condições gerais que permitissem tratamento ambulatorial receberam uma dose de 50.000 unidades/kg de penicilina procaína por via intramuscular, sendo comparadas com outras 68 com mesmo diagnóstico que receberam um suprimento de amoxicilina para uso oral, durante dois dias. Na avaliação feita 24 a 48 horas após início do tratamento, 10 crianças do primeiro grupo (11,6%) não apresentaram melhora.