Resultados de eficácia paracetamol e cafeína

Paracetamol e Cafeína com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Paracetamol e Cafeína têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Paracetamol e Cafeína devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O paracetamol é usado no manejo das dores leves a moderadas, seu efeito é similar a aspirina porém com fraca atividade anti- inflamatória. Paracetamol também pode utilizado como terapia adjunta aos opiódes no manejo de dores graves.
A cafeína vem sendo usada como potencializador do efeito de drogas analgésicas (tanto de opóides, como não opióides). Embora Winter e colaboradores em 1983, e Sawynok e colaboradores em 1995 não tenham conseguido provar seu efeito, Laska e colaboradores e Rubin e colaboradores em 1984, Schachtel e colaboradores em1991, Migliardi e colaboradores em 1994, Kraetsch e colaboradores em 1996 e Diener e colaboradores em 2005 demostraram seu uso como adjuvante no efeito analgésico. Zhang e colaboradores em 2001, em uma revisão na literatura concluiu que existe evidência que a cafeína possa ser usada como um analgésico adjuvante no tratamento sintomático da cefaleia, com a dose mínima de 65mg, e que doses altas da mesma aumentam o risco de nervosismo e tontura.