Superdosagem paracetamol e cafeína

Paracetamol e Cafeína com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Paracetamol e Cafeína têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Paracetamol e Cafeína devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Devido a combinação, um grande número de sintomas pode ser observado na overdose.

Paracetamol
Em caso de superdose, o paracetamol exerce um efeito hepatotóxico ou mesmo pode causar necrose hepática. Overdose de paracetamol, incluindo altas doses alcançadas por um período prolongado, pode causar nefropatia induzida por analgésicos com falência irreversível renal. Pacientes devem ser alertados para não tomar outros medicamentos que contenham paracetamol.
Existe um risco de envenenamento, particularmente em pacientes idosos, em crianças, em pacientes com problemas hepáticos, em casos de etilismo crônico, em pacientes com desnutrição crônica e em pacientes tomando indutores enzimáticos.
Overdose de paracetamol pode resultar em falência hepática, encefalopatia, coma e morte.
Os sintomas de overdose por paracetamol nas primeiras 24 horas são palidez, náusea, vomito e anorexia. Dor abdominal pode ser um dos primeiros indicativos de danos hepáticos, os quais não são usualmente apresentados por 24 a 48 horas e algumas vezes podem demorar até 4 a 6 dias após a ingestão. Danos hepáticos geralmente atingem seu pico em 72 a 96 horas após a ingestão. Anormalidades no metabolismo de glicose e acidose metabólica podem ocorrer. Falência renal aguda com necrose tubular agua pode se desenvolver mesmo na ausência de dano hepático severo. Arritmias cardíacas e pancreatite foram reportadas.
Tratamento imediato é essencial para a o manejo da oversose pr pracetamol. Imediata administração de N-acetilcisteina I.V. ou como um antidoto ao paracetamol, possivelmente lavagem gástrica e/ou administração oral de metionina, podem ter efeito benéfico até 48 horas após a overdose, Administração de carvão ativado, e monitoramento cardiovascular e respiratório podem ser úteis. Em casos de convulsão, diazepam pode ser administrado.

Cafeína
Sintomas
Overdose de cafeína pode resultar em dor gastrointestinal, vomito, diurese, ansiedade, agitação, nervosismo, insônia, excitação, agitação, tensão muscular, confusão, convulsão. Sintomas cardíacos, incluindo taquicardia e arritmia.
Deve-se notar que os sintomas clinicamente significativos para overdose de cafeína para ocorrem com este produto, a quantidade ingerida seria associada com toxicidade grave relacionada ao paracetamol.
Tratamento
Pacientes devem receber suporte geral (por exemplo hidratação e manutenção dos sinais vitais). A administração de carvão ativado pode ser benéfica quando administrada até 1 hora da overdose, mas pode ser considerada até 4 horas após a overdose. Os efeitos da overdose no sistema nervoso central podem ser tratados com sedativos intravenosos.
Resumo
O tratamento de overdose requer avaliação dos níveis de paracetamol no plasma para o tratamento com antídoto, com sinais e sintomas de toxicidade de cafeína sendo tratados sintomaticamente.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.