Resultados de eficácia rupatadina

Rupatadina com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Rupatadina têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Rupatadina devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Nos estudos clínicos com voluntários, doses isoladas de 10 a 80mg de rupatadina produziram uma significativa redução do eritema induzido por histamina quando comparado com o placebo. Na dose recomendada de 10mg, o início de ação da atividade antihistamínica ocorreu em 15 minutos e perdurou por 24 horas.
No estudo de García-Rafanell J e colaboradores, os efeitos inibitórios da rupatadina sobre o rubor induzido pelo PAF e pela histamina foram significativamente maiores em comparação ao placebo. Tanto a magnitude (58 a 91%), quanto a duração (24 a 72 horas) da supressão do rubor pela rupatadina foram dose-dependente. Uma meta-análise de Izquierdo I e colaboradores, que compreendeu 10 estudos clínicos, reunindo 2076 portadores de rinite alérgica sazonal e perene mostrou que o tratamento com o fumarato de rupatadina, comparado ao placebo, teve uma redução dos sintomas (expresso em DTSSm), em relação ao basal, de 55,6% (2,5 mg) até 58%(20 mg). Em um estudo, multicêntrico, randomizado, duplo-cego com 250 pacientes com rinite alérgica sazonal, Izquierdo I e colaboradores encontraram significantes diferenças para o DTSSm entre o grupo rupatadina (33% menor) e o grupo placebo, após 2 semanas de tratamento. O escore total de sintomas foi 22% menor para o grupo rupatadina em relação ao grupo ebastina, ainda que esta diferença não tenha sido grande, foi estatisticamente significativa. Outro estudo duplo-cego, multicêntrico, randomizado e controlado, realizado por Saint- Martin F e colaboradores, teve a participação de 347 pacientes e verificou-se que dentre os pacientes com 2 semanas de tratamento com RUPAFIN (fumarato de rupatadina)10 mg ao dia, 36,9% destes apresentavam o grau máximo no escore de avaliação global de eficácia, o que corresponderia à ausência de sintomas clínicos. Enquanto que 28,6% daqueles que utilizaram a loratadina 10 mg ao dia se enquadravam na mesma situação. Em um estudo placebo-controlado em portadores de urticária crônica idiopática, a rupatadina foi eficaz na redução da média do escore de prurido, do início até o término do período de tratamento de 4 semanas (57,5% para a rupatadina e 44,9% para o placebo).