Bula para paciente betacard plus

BETACARD PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BETACARD PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BETACARD PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento:
BETACARD PLUS está indicado para o controle da pressão alta.
BETACARD PLUS contém 2 ingredientes ativos, que reduzem a pressão arterial quando usados continuamente: o atenolol produz efeitos no seu coração e circulação e a clortalidona aumenta a quantidade de urina produzida pelos rins.
O efeito de BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) é mantido por no mínimo 24 horas após dose oral única diária.

Cuidados no armazenamento:
Conservar em temperatura ambiente (entre 15º a 30ºC).

Prazo de validade:
O prazo de validade encontra-se impresso na embalagem. Não utilize este ou qualquer outro medicamento com o prazo de validade vencido.

Gravidez e lactação:
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Informe seu médico da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados na administração:
Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com água e de preferência no mesmo horário todos os dias. Você não deve utilizar BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) se estiver em jejum por tempo prolongado.
Caso você esqueça de tomar uma dose de BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona), deve tomá-lo assim que se lembrar, mas não tome 2 doses ao mesmo tempo.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento:
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A interrupção do tratamento com BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) deve ser feita gradualmente, conforme orientação do seu médico.

Reações adversas:
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
Podem ocorrer as seguintes reações adversas:
– Comum: batimentos lentos do coração, mãos e pés frios, alterações gastrointestinais (incluindo náusea relacionada à clortalidona) e cansaço. Relacionados à clortalidona: hiperuricemia (aumento da concentração do ácido úrico no sangue), hiponatremia, hipocalemia (redução dos níveis de sódio e potássio no sangue, respectivamente) e comprometimento da tolerância à glicose.
– Incomum: distúrbios do sono, elevação de enzimas que avaliam a função do fígado no sangue (transaminases).
– Raro: púrpura (tipo de doença do sangue), diminuição das células de coagulação no sangue (trombocitopenia) e leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos do sangue) (relacionados à clortalidona), alterações de humor, pesadelos, confusão, psicoses, alucinações, tontura, dor de cabeça, parestesia (sensação de queimação/dormência na pele), olhos secos, distúrbios na visão, piora da insuficiência cardíaca, início de alteração do ritmo dos batimentos do coração (precipitação de bloqueio cardíaco), em pacientes suscetíveis ao fenômeno de Raynaud; queda da pressão por mudança de posição (que pode estar associada a desmaio) e aumento da claudicação intermitente, se esta já estiver presente, chiado no peito (broncoespasmo) em pacientes com asma brônquica ou história de queixas/complicações asmáticas, boca seca, alterações da função do fígado (incluindo colestase intra-hepática e inflamação do pâncreas (pancreatite) – relacionados à clortalidona: queda de cabelo, reações na pele semelhantes à psoríase, exacerbação da psoríase, erupções na pele, impotência sexual.
– Muito raro: aumento de um tipo de fator imunológico no sangue (anticorpos antinucleares – ANA).
A descontinuação de BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) deve ser considerada se, de acordo com critério médico, o bem-estar do paciente estiver sendo adversamente afetado por qualquer uma das reações descritas acima.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Ingestão concomitante com outras substâncias:
BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
– Em pacientes que estão tomando os seguintes medicamentos: verapamil, diltiazem, diidropirinas (como nifedipino), glicosídeos digitálicos, clonidina, disopiramida, amiodarona, agentes simpatomiméticos (como adrenalina), inibidores da prostaglandina sintetase (como ibuprofeno ou indometacina), lítio e anestésicos. O resultado do tratamento poderá ser afetado se BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) for tomado ao mesmo tempo em que estes medicamentos.
Podem ocorrer alterações nos resultados de exames laboratoriais referentes aos níveis de transaminases (avaliação da função do fígado) e, muito raramente, alteração nos exames imunológicos (anticorpos antinucleares – ANA).

Contraindicações e precauções:
Você não deve utilizar BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) nas seguintes situações:
– Hipersensibilidade ao atenolol, à clortalidona ou a qualquer um dos componentes da formulação;
– Batimentos lentos do coração (bradicardia);
– Comprometimento importante da função do coração em bombear sangue aos tecidos (choque cardiogênico);
– Pressão arterial baixa ou muito baixa (hipotensão);
– Alteração metabólica onde o pH do sangue é baixo (acidose metabólica);
– Problemas graves de circulação arterial periférica (nas extremidades);
– Bloqueio cardíaco de II ou III grau (tipo de arritmia que causa bloqueio de impulsos elétricos para o coração);
– Síndrome do nodo sinusal (doença no local de origem dos impulsos elétricos do coração);
– Portadores de feocromocitoma (tumor benigno da glândula adrenal ou supra-renal) não tratado;
– Insuficiência cardíaca descompensada;
– Durante a gravidez ou amamentação.

BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
– Em pacientes com insuficiência cardíaca controlada (compensada);
– Em pacientes que sofrem de um tipo particular de dor no peito (angina), chamada de angina de Prinzmetal;
– Em pacientes com problemas na circulação arterial periférica (nas extremidades);
– Em pacientes com bloqueio cardíaco de I grau (tipo de arritmia que causa bloqueio de impulsos elétricos para o coração);
– Em pacientes portadores de diabetes, pois o atenolol + clortalidona pode modificar a taquicardia (frequência cardíaca) da hipoglicemia (baixo níveis de glicose no sangue), pode mascarar os sinais de tireotoxicose (problemas na tireoide) e diminuir a tolerância à glicose (relacionada à clortalidona).
– Em pacientes que sofrem de doença isquêmica do coração (exemplos: angina e infarto), BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) não deve ser descontinuado abruptamente;
– Atenolol + clortalidona pode causar uma reação mais grave a uma variedade de alérgenos quando administrado a pacientes com história de reação anafilática a tais alérgenos;
– Em pacientes com problemas pulmonares, como asma ou falta de ar;
– Em pacientes idosos, que estejam recebendo digitálicos, em dieta especial (com baixo teor de potássio) ou que apresentem problemas gastrintestinais, pois atenolol + clortalidona pode ocasionar hipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue).
Não se espera que BETACARD PLUS (atenolol + clortalidona) afete a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Entretanto, alguns pacientes podem, ocasionalmente, apresentar tontura ou cansaço.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.