Advertências bisuisan

BISUISAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BISUISAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BISUISAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A administração deste medicamento deve ser cuidados a em pacientes portadores de doenças crônicas, sob rigorosa supervisão médica.
Em função do bicarbonato de sódio, a terapia antiácida com BISUISAN® deve ser cuidadosamente administrada em pacientes com acidose ou alcalose respiratória preexistente, pois os sintomas podem se r agravados nessas condições. Também deve ser cautelo sa em pacientes com hipocalemia preexistente, pois a ingestão de bicarbonato de sódio pode aumentar o risco de desenvolvimento de arritmia em função do rápido deslocamento dos íons potássio do meio extracelular para o espaço intracelular, levando à alcalose. Deve-se evitar o uso prolongado de bicarbonato de sódio a fim de evitar o risco de hipernatremia.
O uso prolongado de bicarbonato de sódio com cálcio ou leite pode causar a síndrome Milk-alkali caracterizada pela hipercalcemia, acidose metabólica, insuficiência renal, confusão mental, anorexia, náuseas, vômitos e cefaleia.
Em pacientes com histórico de nefrolitíase ou hipercalciúria, a excreção urinária de cálcio deve ser monitorada periodicamente em pacientes fazendo o uso de antiácidos contendo carbonato de cálcio. Além disso, uso deste medicamento contendo bicarbonato de cálcio e carbonato de magnésio deve ser cuidadoso em pacientes com obstipação preexistente ou com histórico de impactação fecal, sangramento no íleo ou hemorroidas, obstrução gastrintestinal o u diminuição da motilidade gástrica: é possível que essas condições sejam agravadas, e esses pacientes possam desenvolver sepse, peritonite ou isquemia intestinal.
Antiácidos contendo carbonato de magnésio, como BISUISAN® , deve ser utilizado com cuidado em pacientes idosos e com dano renal leve a moderado (devido ao risco elevado de desenvolver hipermagnesemia e toxicidade por magnésio), além de pacientes com dieta restrita de sódio, pacientes com insuficiência cardíaca, edema ou doença hepática grave.

Gravidez – Categoria de risco – C: Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação do risco/benefício. Quando utilizado, pode ser necessária monitorização clínica e/ou laboratorial do lactente.

Uso em idosos – Não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores de 65 anos de idade.