Advertências calcimed

CALCIMED com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIMED têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIMED devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Na hipercalciúria leve, bem como na insuficiênciaenalr crônica, ou quando há propensão à formação de cálculos renais, deve-se realizar monitorizarão daexcreção urinária de cálcio e, se necessário, a dose deve ser reduzida ou o tratamento interrompido.
Em pacientes com acloridria ou hipocloridria, a absorção de cálcio pode estar reduzida, a menos que este seja administrado durante as refeições.
Recomenda-se a monitorização regular da concentração de cálcio em pacientes recebendo doses farmacológicas da vitamina D, especialmente no inicio do tratamento e caso surjam sintomas sugestivos de toxidade.

Gravidez e lactação
Gestantes, nutrizes e crianças até 3 anos, somente devem consumir este produto sob a orientação do médico.

Categoria de risco na gravidez: C. este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Populações especiais
O uso prolongado do cálcio em idosos pode provocar constipação intestinal.
A vitamina D não deve ser administrada em pacientes com hipercalcemia e deve ser administrada com cautela em crianças (devido à maior sensibilidade a os seus efeitos), em pacientes com insuficiência renal ou cálculos, ou em pacientes com doença cardíaca, que apresentam maior risco de dano ao órgão caso ocorra hipercalcemia. As concentrações plasmáticas de fosfato devem ser controladas durante o tratamento com vitamina D, visando reduzir o risco de calcificação ectópica.

Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser utilizado com cautela em portadores de Diabetes.
Contém 0,5% de etanol.