Interações medicamentosas calcimed

CALCIMED com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIMED têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIMED devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Medicamento-medicamento:
A administração simultânea com medicamentos que contenham ferro, etidronato, fenitoína ou tetraciclinas deve ser evitada, pois a absorção dos mesmos é prejudicada. Nestes casos, os medicamentos devem ser ingeridos obedecendo-se um intervalo de tempo de pelo menos 2-3 horas.
Em pacientes digitalizados, altas doses de cálcio podem aumentar o risco de arritmias cardíacas. Diuréticos tiazídicos aumentam o risco de hipercalcemia se administrados juntamente com a vitamina D e cálcio. Nestes casos, aconselha-se a monitorização das concentrações séricas de cálcio.
Alguns antiepilépticos (ex.: carbamazepina, fenobarbital, fenitoina e primidona) podem aumentar a necessidade de vitamina D.

Medicamento-alimentos:
O consumo excessivo e prolongado de cálcio (leite)e álcalis absorvíveis (produtos contendo alumínio, cálcio ou magnésio) podem causar altas concentrações de cálcio (exemplo, síndrome leite-álcali). Dois tipos de síndromes podem ser vistas: (1) alcalose e uremia, que melhora após a retirada do antiácido, ou
(2) azotemia com alcalose e calcinose. Fósforo, encontrado nos laticínios, pode inibir a absorção de cálcio pela formação de compostos insolúveis com íons cálcio. Essa ligação forma um mineral que é pobremente absorvido através da parede intestinal. Essa interação é de gravidade moderada, tendo um tempo tardio de aparecimento. Recomenda-se, então, evitar a ingestão de produtos contendo alumínio, cálcio ou magnésio com altas quantidades de cálcio (leite).
Outra interação que pode ocorrer é entre os sais de cálcio e alimentos contendo ácido oxálico que é encontrado em espinafre e ruibarbo. Essa interação pode levar a diminuição da exposição de cálcio, diminuindo sua absorção pela formação de compostos insolúveis. O tempo de aparecimento dos efeitos da reação é rápido. Para manejar essa interação, recomenda-se não ingerir produtos contendo cálcio no intervalo de duas horas ao consumo de alimentos com alto teor de ácido oxálico.
A ingestão de sais de cálcio com alimentos contendo ácido fítico também pode diminuir a efetividade do cálcio. O ácido fítico pode ser encontrado em farelos e cereais integrais e este pode inibir a absorção de cálcio pela formação de compostos insolúveis. Esta interação é de gravidade moderada, de rápido início de ação.
Em relação à vitamina D pode observar que o uso concomitante de produtos contendo vitamina D e olestra pode diminuir as concentrações sistêmicas de colecalciferol e pode resultar em eventos adversos relacionados à deficiência de vitamina D, incluindo hipocalcemia e hiperparatireoidismo secundário. Essa interação é de gravidade leve, com início de aparecimento tardio. Recomenda-se monitorizar o paciente para possíveis eventos adversos.

Medicamentos-substâncias químicas:
O consumo excessivo de álcool, cafeína ou tabaco pode reduzir a quantidade de cálcio absorvida.

Medicamento-exames laboratoriais:
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência deCalcimed® em testes laboratoriais.