Advertências calcium-d3

CALCIUM-D3 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIUM-D3 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIUM-D3 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Durante um tratamento de longa duração com CALCIUM D3, se o paciente apresentar hipercalciúria leve (bastante cálcio em sua urina) com deficiência leve ou moderada das funções renais, ou tiver história de formação de cálculos renais, os níveis de cálcio sérico e urinário assim como a função renal devem ser monitorados através dos níveis séricos de creatinina. O paciente deve ser aconselhado a aumentar a ingestão de líquidos. A dose deve ser reduzida ou o tratamento deve ser temporariamente suspenso se a excreção urinária de cálcio exceder 7,5 mmol/24 horas (300 mg/24 horas).
É necessária a monitoração da função hepática em tratamentos concomitantes com glicosídeos digitálicos e diuréticos tiazídicos. São necessários cuidados especiais na administração concomitante com bifosfonatos, fluoreto de sódio, ou tetraciclinas.
A dose de vitamina D por comprimido (200 UI) deve ser levada em consideração quando houver administração concomitante com outras preparações com vitamina D. Como CALCIUM D3 já contém vitamina D, quantidades adicionais de vitamina D ou preparações de cálcio só devem ser administradas sob rigorosa supervisão médica. Nestes casos, é essencial que seja realizada uma checagem semanal nos níveis de cálcio sérico e urinário.
Em pacientes com sarcoidose CALCIUM D3 deve ser administrado sob supervisão médica, por causa do risco de hipercalcemia devido à alteração do metabolismo da vitamina D e seus metabólitos ativos. Deve-se monitorar os níveis plasmáticos e urinários destes pacientes.
CALCIUM D3 deve ser usado com precaução em pacientes com disfunção renal e devem ser realizadas checagens da homeostase de cálcio e fosfato.
Em alguns pacientes com insuficiência renal, a vitamina D na forma de colecalciferol não é ativada normalmente e outras formas de vitamina D devem ser utilizadas.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas
É muito improvável que CALCIUM D3 prejudique a habilidade de dirigir ou operar máquinas.