Interações medicamentosas calcium-d3

CALCIUM-D3 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIUM-D3 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIUM-D3 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Durante o tratamento com glicosídeos digitálicos, o cálcio oral combinado com vitamina D pode aumentar a toxicidade do glicosídeo digitálico (risco de arritmias cardíacas). É essencial uma supervisão clínica cuidadosa, se necessário acompanhada com ECG e monitoração do cálcio sérico.
Quando usado em combinação com bifosfonatos ou fluoreto de sódio, é recomendável que se faça pelo menos duas horas de intervalo antes de tomar a preparação de cálcio, para não reduzir a absorção do bifosfonado ou do fluoreto de sódio.
Os sais de cálcio podem diminuir a absorção de ferro. A preparação de ferro deve ser administrada com um intervalo de duas horas da preparação de cálcio.
Diuréticos tiazídicos levam a uma diminuição da excreção de cálcio na urina. Os níveis séricos de cálcio devem ser monitorados durante o tratamento com diuréticos tiazídicos.
A administração concomitante com rifampicina, fenitoína ou barbituratos pode acelerar o metabolismo e desta forma reduzir os efeitos da vitamina D3.
Um intervalo de pelo menos duas horas deve ser observado entre a ingestão de colestiramina e CALCIUM D3 para não reduzir a absorção de vitamina D3.
A administração simultânea de glicocorticoides pode reduzir os efeitos da vitamina D3.
Já que o cálcio pode prejudicar a absorção de tetraciclina administrada oralmente, é recomendável que a preparação seja tomada pelo menos três horas após a tetraciclina.
Podem ocorrer interações com alguns alimentos (p. ex. alimentos contendo ácido oxálico, fosfatos ou ácido fitínico ou alimentos com alto teor de fibras.)