Advertências cetrizin

CETRIZIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CETRIZIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CETRIZIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O uso concomitante com substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC) deve ser cuidadoso (vide “Interações Medicamentosas”).
Álcool
Nas doses terapêuticas, não foram demonstradas interações clinicamente significativas com álcool (para uma alcoolemia de 0,5 g/L). Entretanto, recomenda-se cautela se houver a ingestão concomitante de bebidas alcoólicas.

Aumento do risco de retenção urinária
Devem ser tomadas precauções em pacientes com fatores de predisposição à retenção urinária (por exemplo, lesão da medula espinhal, e hiperplasia prostática) considerando que a cetirizina pode aumentar o risco de retenção urinária.

Pacientes com risco de convulsão
Recomenda-se cautela aos pacientes epiléticos e àqueles que correm risco de convulsões.
Este produto contém sorbitol. Pacientes com condições hereditárias raras de intolerância à frutose não devem tomar este medicamento.
Metilparabeno e propilparabeno e podem causar reações alérgicas.
Deve-se ajustar a dose em pacientes com insuficiência renal (vide “Posologia e Modo de usar”).

Testes cutâneos de alergia
Os testes de alergia cutâneos são inibidos por anti-histamínicos. É recomendada a interrupção desta medicação 3 dias antes do procedimento.

Alimentos
A absorção da cetirizina não é reduzida com alimentos, embora a taxa de absorção seja reduzida.

Alteração na capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas
Em pacientes sensíveis, o uso concomitante de bebidas alcoólicas ou de outros depressores do SNC pode causar reduções adicionais do estado de alerta, comprometendo o desempenho.

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e sua atenção podem estar prejudicadas.

Fertilidade
Não existem dados relevantes disponíveis.

Gravidez e lactação Gravidez
Recomenda-se cautela ao prescrever cetirizina para mulheres grávidas.
Estão disponíveis dados clínicos muito escassos sobre gestantes expostas à cetirizina. Estudos em animais não indicam a presença de efeitos prejudiciais diretos nem indiretos em relação à gravidez, ao desenvolvimento embrionário/fetal, ao parto ou ao desenvolvimento pós-natal.

Lactação
A cetirizina é excretada no leite humano em concentrações que representam de 25% a 90% dos valores mensurados no plasma, dependendo do momento da coleta das amostras após a administração. Recomenda-se cautela ao prescrever cetirizina para mulheres lactantes.

Categoria de risco na gravidez: B. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos indesejáveis
Estudos clínicos tem demonstrado que a cetirizina apresenta, na posologia recomendada, efeitos adversos menores sobre o SNC, inclusive sonolência, fadiga, tontura e cefaleia. Relatou-se estimulação paradoxal do SNC em alguns casos.