Advertências clenil jet 250

CLENIL JET 250 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLENIL JET 250 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLENIL JET 250 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os pacientes devem ser informados da forma correta do uso do inalador. Clenil® 250 mcg Jet não é eficaz nas crises de asma já instaladas; pelo contrário, o produto constitui- se em tratamento de fundo da doença asmática e neste caso, deverá ser administrado de acordo com as doses prescritas da forma que o médico considerar necessário.
O tratamento em paciente que já recebeu tratamento sistêmico com corticosteróides necessita precauções adicionais e vigilância médica periódica, visto que a reativação da função supra-renal, suprimida em virtude da corticoterapia sistêmica é lenta.
É necessário, no entanto, que a doença asmática esteja relativamente estabilizada com o tratamento sistêmico.
No início, o Clenil® 250 mcg Jet deve ser administrado mantendo-se a corticoterapia sistêmica. A seguir o tratamento deverá ser progressivamente reduzido, controlando-se o paciente em intervalos regulares (aconselha-se exames periódicos da função supra-renal), modificando-se a posologia de Clenil® 250 mcg Jet de acordo com os resultados obtidos. Durante as fases de stress ou de crises asmáticas graves, os pacientes deverão ser submetidos a um tratamento suplementar com corticosteróides por via sistêmica.
Como qualquer outro medicamento, recomenda-se atenção especial na administração em pacientes idosos.

Administração durante a gravidez ou aleitamento:
Nas mulheres grávidas o produto só deverá ser administrado apenas em caso de necessidade absoluta e sob supervisão médica mais intensa. As crianças cujas mães, durante a gravidez, receberam doses elevadas de corticosteróides por via inalatória deverão ser rigorosamente observadas a fim de se diagnosticar eventual insuficiência supra-renal.