Posologia de clindarix

CLINDARIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLINDARIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLINDARIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose e a via de administração dependem do tipo e da severidade da infecção.
Adultos (intramuscular ou intravenosa)
– Infecções moderadas ou infecções devidas a microrganismos patogênicos altamente sensíveis: administrar 600 mg/dia em 2 doses iguais.
– Infecções moderadamente graves: administrar 600-1200 mg/dia em 2, 3 ou 4 doses iguais.
– Infecções graves: administrar 1200-2700 mg/dia em 2, 3 ou 4 doses iguais.
Nota: alternativamente o medicamento pode ser administrado na forma de uma infusão rápida e única na primeira dose, acompanhada por infusão intravenosa contínua da seguinte maneira:

Índice de infusão

Nível de clindamicina no soro

Índice de infusão rápida por 30 minutos

Índice de infusão de manutenção

Acima de 4 mcg/mL

10 mg/min

0,75 mg/min

Acima de 5 mcg/mL

15 mg/min

1,00 mg/min

Acima de 6 mcg/mL

20 mg/min

1,25 mg/min



Crianças com mais de 1 mês de idade (intramuscular ou intravenosa)
– Infecções moderadas ou infecções devidas a microorganismos patogênicos altamente sensíveis: administrar 10-15 mg/kg/dia em 3 ou 4 doses iguais.
– Infecções moderadamente graves: administrar 15-25 mg/kg/dia em 3 ou 4 doses iguais.
– Infecções graves: administrar 25-40 mg/kg/dia em 3 ou 4 doses iguais. Como uma alternativa para dosagem com base em peso corporal, a dose para crianças pode ser determinada em metros quadrados de superfície corporal: 350 mg/m2/dia para infecções moderadas a moderadamente graves e 450 mg/m2/dia para infecções moderadamente graves a graves.

Uso em Pacientes Idosos
Para administração intravenosa em pacientes jovens e idosos com a função hepática e renal normal (ajustado pela idade), não é necessário o ajuste da dose.
Uso em Pacientes com Insuficiência Renal e Hepática
Não é necessário o ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal e hepática.

Índices de diluição e infusão
A concentração de clindamicina não deve exceder 18 mg/mL e a taxa de infusão não deve exceder 30 mg/min. As taxas de infusão usuais são as seguintes:

Tabela de diluição:

Dose (mg)

Diluente (mL)

Tempo (min)

300

50

10

600

50

20

900

50-100

30

1200

100

40


Não é recomendada a administração de mais de 1200 mg em uma infusão única de 1 hora.

Instruções no Esquecimento da Dose
Caso haja o esquecimento da utilização de Clindarix® (fosfato de clindamicina) no horário estabelecido, deve-se administrá-lo assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de administrar a próxima dose, deve-se desconsiderar a dose esquecida e administrar apenas a próxima dose. Neste caso, o paciente não deve receber dose duplicada.