Reações adversas clindarix

CLINDARIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLINDARIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLINDARIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Sangue e sistema linfático: foram relatadas neutropenia transitória e eosinofilia, agranulocitose e trombocitopenia; entretanto, não foi estabelecida relação direta entre esses efeitos e a terapia com Clindarix® (fosfato de clindamicina).
Sistema imunológico: foram observados poucos casos de reações anafiláticas.
Sistema nervoso: distorção do paladar (disgeusia).
Cardíaco: foram relatados raros casos de parada cardiopulmonar e hipotensão após a administração intravenosa rápida.
Vasculares: foi relatada tromboflebite na administração IV. Essas reações podem ser minimizadas pela injeção profunda IM e evitando-se cateteres de permanência em veias periféricas.
Gastrintestinal: dor abdominal, náusea, vômito, diarreia.
Hepatobiliar: foram observadas anormalidades em testes de função hepática e icterícia durante o tratamento com Clindarix® (fosfato de clindamicina).
Pele e tecido subcutâneo: rash maculopapular e urticária foram observadas durante a terapia. Erupções cutâneas morbiliformes generalizadas leves a moderadas foram as reações adversas mais frequentemente relatadas. Raros casos de eritema multiforme, alguns semelhantes à síndrome de Stevens-Johnson, foram associados a clindamicina. Prurido, vaginite e raros casos de dermatite esfoliativa e vesículo-bolhosa também foram relatados.
Raros casos de necrose tóxica epidérmica foram relatados na vigilância pós-comercialização.
Gerais e reações no local de administração: foram relatadas irritação local, dor e formação de abscesso com a administração IM.