Reações adversas coversyl plus

COVERSYL PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de COVERSYL PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com COVERSYL PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ligadas ao COVERSYL PLUSTM
A administração de perindopril inibe o sistema renina-angiotensina-aldosterona e tende a reduzir a perda potássica induzida pela indapamida. Quatro por cento dos pacientes tratados com COVERSYL PLUSTMapresentaram uma hipocaliemia (taxa de potássio inferior a 3,4 mmol/L).
Reação comum (>1/100 e <1/10):
-Afecções cutâneas: rash, prurido, erupções maculopapulosas
-Sistema muscular: cãibras.
-Trato gastrointestinal: constipação, secura da boca, náuseas, vômitos, dores epigástricas, anorexia, dispepsia, diarréia, dores abdominais e disgeusia.
-Sistema nervoso: parestesia, dor de cabeça, astenia, sensação de tontura e vertigem.
-Sistema respiratório: uma tosse seca foi relatada com a utilização dos inibidores da ECA. A tosse é caracterizada por ser persistente e pelo fato de desaparecer quando o tratamento é interrompido. A ocorrência desse sintoma deve ser considerada de etiologia iatrogênica. Dispnéia.
-Sistema cardiovascular: hipotensão ortostática ou não.
-Visão: alterações da visão.
-Audição: tinitus.
-Gerais: astenia.
Reação incomum (>1/1.000 e <1/100):
-Afecções cutâneas: reações de hipersensibilidade, essencialmente dermatológicas, nos pacientes predispostos às manifestações alérgicas e asmáticas. Edema de face, extremidades, lábios, mucosas, língua, glote e ou laringe. Púrpura, possibilidade de agravamento de um lúpus eritematoso agudo disseminado pré-existente. Erupção cutânea.
-Sistema nervoso: alterações do humor e/ou sono.
-Sistema urinário: insuficiência renal.
-Sistema reprodutor: impotência
-Sistema respiratório: broncoespasmo
-Gerais: transpiração
Reação rara (>1/10.000 e <1.000):
– Parâmetros biológicos: aumento da calcemia.
Reação muito rara (<1/10.000):
-Afecções cutâneas: eritema multiforme, necrose epidérmica tóxica, Síndrome Steven Johnson. Casos de fotossensibilidade têm sido relatados.
-Trato gastrointestinal: pacreatite.
-Hepatite colestática ou citolítica.
-Sistema sanguíneo: trombocitopenia, leucopenia/neutropenia, agranulocitose, aplasia medular, anemia hemolítica. Uma anemia foi relatada com o uso dos inibidores da ECA, particularmente nos pacientes transplantados renais e em uso de hemodiálise.
-Sistema nervoso: confusão.
-Sistema cardiovascular: arritmia, bradicardia, taquicardia ventricular, fibrilação atrial, angina pectoris e infarto do miocárdio, possivelmente devido a hipotensão excessiva em pacientes de alto risco.
-Sistema respiratório: pneumonia eosinofílica, rinite.
-Sistema urinário: insuficiência renal aguda.
Reação de frequência desconhecida:
-Trato gastrointestinal: Em caso de insuficiência hepática, possibilidade de aparecimento de encefalopatia hepática.
-Sistema nervoso: síncope.
-Sistema cardiovascular: “Torsade de pointes” (potencialmente fatal)
Parâmetros biológicos:
-Depleção potássica com redução importante da calemia em certas populações de risco.
-Hiponatremia com hipovolemia causando uma desidratação e hipotensão ortostática.
-Eletrocardiograma QT prolongado.
-Elevação da uricemia e da glicemia no decorrer do tratamento.
-Elevação das enzimas hepáticas.
-Aumento moderado da uréia e da creatinina plasmática, reversível com a interrupção do tratamento. Este aumento é mais frequentemente encontrado em caso de estenose das artérias renais, de hipertensão tratada por diuréticos e insuficiência renal.
-Hipercalemia, normalmente transitória.

Em caso de eventos adversos notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.