Características farmacológicas daonil

DAONIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DAONIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DAONIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
DAONIL® (glibenclamida) apresenta como princípio ativo a glibenclamida, antidiabético oral do grupo das sulfoniluréias, dotado de potente ação hipoglicemiante e ótima tolerabilidade.
A glibenclamida atua sobre as células beta do pâncreas estimulando a produção de insulina e consequentemente a normalização do metabolismo dos carboidratos.
Após dose única matinal, o efeito hipoglicemiante permanece detectável por aproximadamente 24 horas.

Propriedades farmacocinéticas
Glibenclamida é rapidamente absorvida após administração oral. Alimentos não afetam significativamente a absorção de glibenclamida.
A meia-vida sérica de glibenclamida após administração oral é de aproximadamente 2 a 5 horas, embora alguns estudos sugiram que em pacientes com diabetes mellitus possa haver meia vida mais prolongada de glibenclamida de 8 a 10 horas. Não ocorre acúmulo de DAONIL® (glibenclamida).
Picos de concentração plasmática de glibenclamida são alcançados dentro de 2 a 4 horas após administração oral e esta se liga amplamente (mais que 98%) às proteínas plasmáticas.
A glibenclamida é completamente metabolizada no fígado e seus metabólitos formados apresentam alguma contribuição para o efeito de diminuição da glicose no sangue. O principal metabólito é o 4-trans-hidroxiglibenclamida; outro é o 3-cis-hidroxiglibenclamida.
Os metabólitos da glibenclamida são excretados por via urinária e biliar. Aproximadamente 50% da dose é excretada na urina e 50% por via biliar. A excreção se completa após 45 a 72 horas.
Em pacientes com insuficiência renal prejudicada, há aumento da excreção de metabólitos na bile. Este aumento dependente da severidade da insuficiência renal.
Glibenclamida atravessa a placenta em pequenas quantidades. Assim como outras sulfoniluréias, glibenclamida é presumivelmente excretada no leite materno.