Bula para paciente dilena

DILENA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DILENA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DILENA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Dilena alivia os sintomas que muitas mulheres apresentam durante a menopausa (p.ex. fogachos, suor noturno, vagina seca) porque substitui os hormônios que o corpo deixa de produzir normalmente na menopausa. Dilena provoca um sangramento similar ao da menstruação, até em mulheres que já tiveram seu último ciclo.
Cuidados de armazenamento e data de validade
Dilena deve ser conservado em temperatura ambiente (15 – 30°C), protegido da luz e da umidade. Nº do Lote, data de Fabricação (F) e data de Validade (V) estão indicados na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pois o seu efeito pode não ser o desejado.
Gravidez e lactação
O uso de Dilena é contra-indicado em mulheres grávidas ou amamentando. Caso você fique grávida durante o tratamento, pare de tomar Dilena e informe seu médico imediatamente. Cuidados de administração
Os comprimidos de Dilena deverão ser tomados por via oral, sem mastigar, com o auxílio de algum líquido, de preferência aproximadamente sempre no mesmo horário. Siga a seqüência indicada no blíster, tomando um comprimido ao dia, primeiro os brancos e depois os azuis, num ciclo de 21 dias. Depois disso, faça uma pausa de sete dias, durante a qual na maioria das mulheres acontece um sangramento parecido com uma menstruação normal. A seguir, comece a tomar uma nova série de comprimidos no 8º dia da pausa, mesmo que sua menstruação ainda não tenha terminado.
Observe que do 2º blíster em diante sempre o 1º comprimido vai coincidir com o mesmo dia da semana em que iniciou o tratamento. A cartela possui bolhas para marcar o dia de início do tratamento. Quando você começar a tomar os comprimidos, perfure a bolha no dia correspondente para saber o dia da semana em que começou a tomar Dilena. Se você não tiver mais menstruação, pode começar a tomar os comprimidos imediatamente. Caso ainda menstrue, tome o primeiro comprimido no quinto dia do ciclo (ou seja, quinto dia após o início do sangramento). Caso você esqueça de tomar um comprimido, deixe-o de lado e continue com o comprimido seguinte da cartela. Neste caso poderá ocorrer um sangramento no meio do ciclo. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas
Assim como todos os outros medicamentos, Dilena também pode causar reações adversas. Em estudos clínicos, as reações mais comuns foram diminuição do desejo sexual; alterações de humor; sensibilidade nas mamas; enjôos; inchaço; dores de cabeça; cansaço; aumento de peso e sangramentos durante o ciclo. Contate imediatamente seu médico caso sinta inchaço dolorido na perna ou dores súbitas no peito, assim como enjôos, dores de barriga e garganta. Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, especialmente se forem intensas ou persistentes.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”
Uso concomitante com outras substâncias
Quando Dilena for utilizado junto com determinados medicamentos, pode haver alteração do efeito, tanto de Dilena quanto do outro medicamento. Avise seu médico se estiver usando ou for usar quaisquer outros medicamentos antes do início ou durante o tratamento, especialmente:
•medicamentos para epilepsia (fenobarbital, fenitoína e carbamazepina);
•medicamentos para infecções (nevirapina, efavirenz, ritonavir, nelfinavir, rifampicina; rifabutina);
•medicamentos à base de ervas contendo erva de São João (St John’s wort ou Hypericum Perforatum).
Contra-indicações e precauções
Não utilize Dilena caso você:
•seja alérgica a qualquer um de seus componentes;
•esteja ou suspeite que esteja grávida;
•esteja amamentando;
•tenha ou já tenha tido câncer de mama, ou se estiver com suspeita de câncer de mama; •tenha ou tenha suspeita de um tumor dependente de estrogênio, tal como câncer na parede interna do útero;
•tenha um sangramento vaginal que não tenha sido avaliado por seu médico;
•tenha um crescimento anormal da parede interna do útero (hiperplasia do endométrio);
•tenha ou tenha tido um problema circulatório, como formação de coágulos (nas veias das pernas ou nos pulmões);
•tenha tido um problema cardíaco como angina ou infarto;
•tenha ou tenha tido um problema no fígado, ou enquanto o funcionamento do fígado não voltar ao normal;
•tenha porfiria. A terapia hormonal (TH) apresenta benefícios e alguns riscos que você deve considerar quando decidir iniciar ou continuar o tratamento. Antes de você começar a usar Dilena, e durante o tempo em que estiver tomando os comprimidos, seu médico poderá discutir com você os benefícios e riscos do tratamento com TH, inclusive em relação ao desenvolvimento de câncer e sobre os efeitos da TH na circulação sanguínea. Antes de iniciar a TH seu médico fará um exame completo, inclusive perguntando sobre seu histórico médico e o de sua família. Uma vez iniciado o tratamento, seu médico deverá fazer check ups periódicos (pelo menos uma vez ao ano), especialmente exames das mamas.
Algumas condições podem piorar com o uso de TH. Informe seu médico se você tem, já teve e/ou teve uma piora durante a gravidez ou com tratamento com hormônios de qualquer das condições mencionadas a seguir: mioma uterino; endometriose; histórico de coágulos nos vasos sanguíneos; se alguém na sua família tiver tido um câncer dependente de estrogênio, como um parente próximo que tenha tido câncer de mama; pressão alta; problemas de fígado; diabetes; pedras na vesícula; enxaqueca ou dor de cabeça muito forte; lupus eritematoso sistêmico; história de crescimento anormal da parede interna do útero; epilepsia; asma; otosclerose (calcificação do ouvido). Avise seu médico se você observar qualquer alteração enquanto estiver tomando Dilena. Caso você apresente qualquer uma das condições abaixo deve parar de tomar os comprimidos e contatar seu médico imediatamente:
•icterícia (sua pele fica amarelada);
•um aumento súbito na pressão sanguínea;
•se você tiver, pela primeira vez, enxaqueca ou dores de cabeça muito fortes;
•gravidez. Dilena não impede a ovulação, por isso, não pode ser usado como pílula anticoncepcional.
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.”