Advertências duofilm plantar

DUOFILM PLANTAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DUOFILM PLANTAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DUOFILM PLANTAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Gel de ácido salicílico pode causar irritação nos olhos. Evite o contato com os olhos e outras membranas mucosas. Em caso de contato acidental, lave com água por 15 minutos.
Evite a exposição da pele saudável. Gel de ácido salicílico pode causar irritação da pele. Se irritação indevida se desenvolver, o tratamento deve ser interrompido.
Considerar tratamentos alternativos se a verruga cobrir uma grande área do corpo (mais de 5 cm2), devido ao risco potencial de toxicidade por salicilato (salicilismo).
Gel de ácido salicílico não é recomendado em pacientes com diabetes, problemas circulatórios ou neuropatia periférica, exceto sob a supervisão de um médico.
Salicilatos orais têm sido associados com a síndrome de Reye e, portanto, existe um risco teórico com salicilatos tópicos. Assim, o uso não é recomendado em crianças ou adolescentes, durante ou imediatamente após a varicela, gripe, ou outras infecções virais.
Os pacientes devem ser advertidos para não inalar o vapor do produto.
Não foram estabelecidas a segurança e eficácia deste produto em gestantes, crianças e mulheres no período de amamentação.

Capacidade de realizar tarefas que exigem julgamento, ou habilidades cognitivas ou motoras:
Nenhum efeito é esperado com base no perfil de reações adversas do produto.

Crianças
Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Gravidez
A segurança do ácido salicílico durante a gravidez humana não foi estabelecida. Estudos em animais que receberam ácido salicílico por via oral demonstrou embriotoxicidade em doses elevadas.
Gel de ácido salicílico não é recomendado durante a gravidez.

Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactação
Salicilatos são excretados no leite humano. Gel de ácido salicílico não é recomendado durante a lactação. Se usado ou administrado durante a lactação, cuidados devem ser tomados para evitar o contato com a área da mama, a fim de evitar a ingestão acidental pela criança.

INFORMAÇÃO NÃO-CLÍNICA
Carcinogênese/mutagênese
Estudos de carcinogenicidade não foram conduzidos com ácido salicílico.
O ácido salicílico (2 mg) exibiu propriedades de dano específico ao DNA no ensaio de Rec e de mutagenicidade no ensaio de Ames utilizando Salmonella typhimurium cepa TA100 com ativação metabólica.

Toxicologia reprodutiva
Salicilatos, incluindo o ácido salicílico, atravessam a barreira placentária em roedores, coelhos, cães e furões, e são teratogênicos quando administrados por via oral em doses elevadas. Quando administrado em ratas e coelhas grávidas, por via oral e em doses elevadas, o ácido salicílico aumentou as malformações congênitas, envolvendo principalmente o esqueleto e o sistema nervoso central.