Bula para paciente entocort

ENTOCORT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ENTOCORT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ENTOCORT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ENEMA
Ação esperada do medicamento: melhora dos sintomas de colite ulcerativa e redução da inflamação.

Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC).
Após preparada, a suspensão deve ser utilizada imediatamente.

Prazo de validade: vide cartucho.
Não use medicamento com prazo de validade vencido.

Gravidez e lactação: o uso de ENTOCORT Enema durante a gravidez deve ser evitado, a menos que os benefícios para a mãe superem os riscos para o feto. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para o seu devido uso, procure entender perfeitamente as instruções que estão detalhadas no item Posologia e Modo de Usar. ENTOCORT Enema deve ser administrado à noite, antes de dormir. ENTOCORT Enema consiste em dois componentes: comprimido dispersível e solução diluente. O comprimido deve ser dissolvido no diluente antes de ser utilizado. Após preparada, a suspensão deve ser utilizada imediatamente.
Para uma aplicação adequada, deite-se sobre o lado esquerdo do seu corpo e administre o conteúdo do frasco no reto. Procure encontrar uma posição adequada para dormir, de modo a reter o produto o máximo possível, de preferência toda a noite.
Se esquecer de administrar uma dose de ENTOCORT Enema, não é necessário compensar a dose esquecida. Deve-se apenas administrar a próxima dose, como prescrito pelo médico.
Em geral, o efeito completo é obtido dentro de 2 a 4 semanas.

Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser prejudicial à sua saúde. Deve-se administrar ENTOCORT Enema pelo tempo prescrito pelo seu médico, mesmo se houver melhora dos sintomas.

Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Podem ocorrer: náuseas, diarreia, formação de gases no estômago ou intestino, coceira, erupção cutânea, vermelhidão, agitação e insônia. Estas reações são, em geral, leves.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: informe seu médico se estiver tomando medicamentos para o tratamento de infecções causadas por fungos.

Contraindicações e precauções: informe seu médico se você tem infecções, ou se tem ou já teve alergia à budesonida ou aos outros componentes da fórmula e se tem problemas de fígado. Informe o seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Se a sua medicação está sendo trocada de comprimidos de cortisona (como prednisona, prednisolona ou metilprednisolona) para ENTOCORT Enema, podem temporariamente reaparecer sintomas que foram sentidos anteriormente, como, por exemplo, vermelhidão, dores nos músculos e nas juntas. Se você sentir qualquer um destes sintomas ou dor de cabeça, cansaço, enjoo e vômito, você deve contatar seu médico.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir autos e operar máquinas: ENTOCORT Enema não afeta a habilidade de dirigir veículos e operar máquinas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
_________________________________________________________________________________________

CÁPSULA
Ação esperada do medicamento: Melhora dos sintomas da Doença de Crohn e redução da inflamação.

Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente (15oC a 30oC). Proteger da umidade. Manter o frasco bem fechado.

Prazo de validade: vide cartucho. Não use medicamento com prazo de validade vencido.

Gravidez e lactação: O uso de ENTOCORT Cápsulas durante a gravidez deve ser evitado, a menos que os benefícios para a mãe superem os riscos para o feto. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras, com água. Não mastigue, nem chupe as cápsulas. Se esquecer de administrar uma dose de ENTOCORT Cápsulas, não é necessário compensar a dose esquecida. Deve-se apenas administrar a próxima dose, como prescrito pelo médico. Em geral, o efeito completo é obtido dentro de 2 a 4 semanas.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser prejudicial à sua saúde. Deve-se administrar ENTOCORT Cápsulas pelo tempo prescrito pelo seu médico, mesmo se houver melhora dos sintomas.

Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Podem ocorrer: indigestão, distúrbios menstruais, cãibras musculares, tremores, palpitações, visão embaçada, vermelhidão, inchaço no rosto, urticária, náuseas, hipocalemia, distúrbios do comportamento assim como nervosismo, insônia, alterações no humor e reações anafiláticas.
Estas reações são, em geral, leves a moderadas.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: Informe seu médico se você estiver tomando medicamentos para o tratamento de infecções causadas por fungos. Deve-se evitar a ingestão de grapefruit ou de seu suco durante o tratamento com ENTOCORT Cápsulas, pois a ingestão desta fruta pode aumentar a quantidade de budesonida que é absorvida no intestino (outras frutas como laranja ou maçã não influenciam a captação da budesonida).

Contraindicações e precauções: O produto não deve ser utilizado na ocorrência de infecções intestinais ou em pacientes alérgicos à budesonida ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Informe seu médico se você tem ou teve tuberculose, qualquer outra infecção recente, ou se você tem diabete (incluindo história de diabete na família), doença do fígado, osteoporose, úlcera de estômago, pressão alta ou qualquer doença no olho. Evite contato com pessoas com varicela e sarampo. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Se a sua medicação está sendo trocada de comprimidos de cortisona (como prednisona, prednisolona ou metilprednisolona) para ENTOCORT Cápsulas, podem temporariamente reaparecer sintomas que foram sentidos anteriormente, como, por exemplo, vermelhidão, dores nos músculos e nas juntas. Se você sentir qualquer um destes sintomas ou dor de cabeça, cansaço, enjoo e vômito, você deve contatar seu médico.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir autos e operar máquinas: ENTOCORT Cápsulas não afeta a habilidade de dirigir e operar máquinas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.