Interações medicamentosas evotabina

EVOTABINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EVOTABINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EVOTABINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações comuns a todos os citotóxicos
Devido a riscos crescentes de trombose em caso de doenças tumorais, o uso de anticoagulante é frequente. A alta variabilidade intra-individual do tempo de coagulação durante as doenças associadas a eventual interação entre anticoagulantes orais e a quimioterapia anticâncer requerem o aumento da frequência do monitoramento do INR (Índice de Normalização Internacional), caso se decida tratar o paciente com anticoagulantes orais.

•Uso concomitante contraindicado: Vacina contra febre amarela: risco de enfermidade de vacina generalizada e fatal.

•Uso concomitante não recomendado: Vacinas de vírus vivo atenuada (para a vacina contra febre amarela, consultar uso concomitante contraindicado): risco de enfermidade de vacina generalizada, possivelmente fatal. Este risco é aumentado em pacientes já imunodeprimidos por sua doença latente. Recomenda-se o uso de vírus inativado quando for o caso (poliomielite).

-Fenitoína: risco de exacerbação de convulsões resultantes da redução da absorção digestiva da fenitoína, por drogas citotóxicas ou risco de aumento da toxicidade ou perda de eficácia da droga citotóxica devida ao aumento do metabolismo hepático pela fenitoína.

-Uso concomitante considerado:
Ciclosporina, tacrolimo: imunodepressão excessiva com risco de linfoproliferação.

Interações específicas com alcaloides da vinca
-Uso concomitante não recomendado: itraconazol: aumento da neurotoxicidade de alcaloides da vinca devido à redução do metabolismo hepático.

-Uso concomitante que pode ser considerado: mitomicina C: aumento do risco de toxicidade pulmonar.

Interações específicas com vinorelbina
-A associação de EVOTABINA® com outras drogas de reconhecida toxicidade da medula óssea poderá exacerbar os efeitos adversos mielodepressivos.
-Como a CYP 3A4 está principalmente envolvida no metabolismo da vinorelbina, a combinação com inibidores fortes desta isoenzima (por ex., cetoconazol, itraconazol) pode aumentar as concentrações de vinorelbina no sangue e a combinação com indutores fortes desta isoenzima (por ex., rifampicina, fenitoína) pode diminuir as concentrações de vinorelbina no sangue.
-Não existe qualquer interação farmacocinética mútua ao combinar EVOTABINA® com cisplatina ao longo de vários ciclos de tratamento. No entanto, a incidência de granulocitopenia associada com o uso de EVOTABINA®em combinação com cisplatina é maior quando comparado ao uso de EVOTABINA® como agente único.