Bula para paciente excedrin

EXCEDRIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EXCEDRIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EXCEDRIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como este medicamento funciona?
O paracetamol é um analgésico que produz alívio rápido e eficaz da dor. A cafeína é um estimulante suave do sistema nervoso central que contribui para o alívio de alguns tipos de dores de cabeça. A associação de cafeína e paracetamol promove ação mais acelerada e eficaz do analgésico.
Porque este medicamento foi indicado?
EXCEDRIN ®foi indicado para o alívio temporário de dores de cabeça, sinusites, resfriados, dores musculares, cólicas menstruais, dores de dente e dores artríticas de baixa intensidade.
Quando não devo usar este medicamento?
CONTRA-INDICAÇÕES
Não tome EXCEDRIN® se você for alérgico a qualquer um dos componestes da fórmula
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
Você deve procurar orientação médica antes de utilizar EXCEDRIN®, se você apresentar alguma das seguintes condições: febre, problemas de sangramento, asma, insuficiência hepática, insuficiência renal, problemas estomacais como: azia, gastrite, úlcera, ou dor no estômago constante ou que apresente recidiva, dores de cabeça diárias, dores de cabeça incomuns ou dores de cabeça que se iniciaram após lesão na cabeça, esforço, tosse ou torção; primeira dor de cabeça após os 50 anos de idade.
Procure orientação médica antes de utilizar este produto se estiver tomando medicamento para diabetes, gota, artrite ou anticoagulante. Em caso de dor de dente, você deve consultar um dentista.
Você não deve usar este produto para dor por mais de 10 dias ou para febre por mais de 3 dias, exceto sob orientação médica. Você deve procurar ajuda médica, se a dor ou a febre persistir ou piorar, se novos sintomas aparecerem ou ocorrer vermelhidão ou edema; pois estes sinais podem indicar uma condição clínica grave.
Gravidez e lactação
Você deve informar ao seu médico se ficar grávida durante o tratamento com EXCEDRIN® ou após o seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Evite o uso de EXCEDRIN® ou outros analgésicos com bebidas alcoólicas. Por conter o analgésico paracetamol, EXCEDRIN® pode aumentar o risco de danos ao fígado caso seja administrado concomitante a outros produtos que contêm paracetamol; assim, o uso concomitante de EXCEDRIN® e outros medicamentos à base de paracetamol deve ser evitado. EXCEDRIN® pode aumentar o risco de sangramento estomacal em pessoas predispostas, tais como idosos.
EXCEDRIN ®não deve ser utilizado com os seguintes medicamentos: barbitúricos, antidepressivos tricíclicos e carbamazepina, devido ao aumento do risco de dano hepático.
A dose recomendada de EXCEDRIN ®contém cafeína equivalente a uma xícara de café. Você deve limitar o uso de medicamentos, alimentos e bebidas contendo cafeína durante o uso deste produto, pois o excesso de cafeína pode causar nervosismo, irritabilidade, insônia e, ocasionalmente, taquicardia.
A cafeína pode interagir em moderado grau, com carbamazepina, isoniazida, fenitoína, varfarina e zidovudina.
Não use outro produto que contenha paracetamol.
INFORME AO MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS; SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO.
Como devo usar este medicamento?
ASPECTO FÍSICO
EXCEDRIN ®é um comprimido revestido de coloração vermelha e formato alongado.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
EXCEDRIN® é um comprimido revestido com cheiro característico.
DOSAGEM
Adultos: 2 comprimidos de 6 em 6 horas enquanto persistirem os sintomas ou a critério médico. Não ingerir mais de 8 comprimidos em 24 horas.
COMO USAR
1 dose = 2 comprimidos
EXCEDRIN® é apresentado em comprimidos revestidos que facilitam a ingestão.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DE SEU CIRURGIÃO-DENTISTA.
NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.
ESTE MEDICAMENTO NÃO PODE SER PARTIDO OU MASTIGADO.
Quais os males que este medicamento pode causar?
Você deve procurar orientação médica caso ocorra, durante o tratamento: alergia (por exemplo, erupções na pele ou falta de ar), dor abdominal, diminuição da temperatura corporal, palpitação, distúrbios gastrointestinais ou disfunção renal. Informe ao seu médico em caso de aparecimento de qualquer reação inesperada. Há sinais que podem aparecer durante o tratamento, que só são identificados por exames laboratoriais e avaliação médica, como alterações nas células sangüíneas.
O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Caso você tome este medicamento em uma quantidade maior do que a recomendada, você deve procurar assistência médica, mesmo que não tenha aparecido algum sinal ou sintoma.
Onde e como deve guardar este medicamento?
Você deve manter este medicamento em temperatura ambiente (entre 15 e 30oC) e protegido da umidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.