Características farmacológicas fersil

FERSIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FERSIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FERSIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Mecanismo de ação: O ferro é um componente essencial para a formação fisiológica do heme e a capacidade resultante em transportar o oxigênio, tendo uma função similar na produção da mioglobina. O ferro também serve como cofator de várias enzimas essenciais.

Absorção, distribuição e excreção:
Absorção: Após a administração via oral, o ferro passa através das células mucosas em estado ferroso e se une à proteína transferrina. Nessa forma, o ferro é transportado no organismo para a medula óssea para a produção de glóbulos vermelhos, estimulada pela eritropoetina. É geralmente absorvido na parte superior do intestino delgado e a absorção é aumentada quando os depósitos de ferro estão vazios ou quando aumenta a produção de glóbulos vermelhos. O ferro existe em seres humanos quase exclusivamente complexado à proteína ferritina ou em moléculas de hemosiderina. Aproximadamente 70% está na hemoglobina, 25% nos estoques de ferro como ferritina ou hemosiderina, 4% na mioglobina, 0,5% em enzimas e 0,1% na transferrina. Tanto os estoques de ferritina como os de hemosiderina do corpo estão localizados no fígado, sistema retículo endotelial, baço e medula óssea. Apresenta uma alta taxa de ligação a proteínas (cerca de 90%).

Distribuição: O ferro sob a forma ferrosa passa através da mucosa gastrintestinal diretamente à corrente sanguínea e é imediatamente ligado à transferrina, que transporta o ferro para a medula óssea onde é incorporado na molécula de hemoglobina. O tempo de atingimento da concentração máxima de ferro é de 2 a 3 horas após a administração de sulfato ferroso.

Excreção: Não existe um mecanismo fisiológico de eliminação do ferro, podendo se acumular no organismo em quantidades tóxicas, entretanto pequenas quantidades são perdidas diariamente na mudança de pelo, cabelos, unhas assim como nas fezes, transpiração, leite materno, urina e menstruação, totalizando cerca de 0,5 a 1,5mg por dia.