Interações medicamentosas fersil

FERSIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FERSIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FERSIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro medicinal em pelo menos 30%, no entanto, essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos.
Medicamentos contendo alumínio, magnésio e citrato de bismuto diminuem a absorção de ferro. O uso concomitante com cimetidina, omeprazol e metildopa também reduz a absorção de ferro. O tratamento concomitante com cloranfenicol retarda a absorção do ferro.
O ferro reduz a absorção das tetraciclinas orais, das quinolonas (ciprofloxacina) e, ainda, a eficácia da penicilamina. A levodopa interfere no efeito terapêutico do ferro.
Nesses casos, é aconselhável um intervalo de 2 (duas) horas entre a administração do ferro e outros fármacos.

Interações com alimentos: Embora a absorção seja maior quando o estômago está vazio a administração junto às refeições diminui a frequência de efeitos indesejáveis.
Muitas substâncias (fitatos e oxalatos) presentes na alimentação reduzem a absorção do ferro.
A ingestão de sulfato ferroso juntamente com ovos, leite, café e chá deve ser evitada, visto que estes alimentos podem diminuir a absorção do ferro. Em uso do medicamento, abster-se de bebidas alcoolicas.

Interações em exames laboratoriais:
Teste de ortotoluidina: A presença de ferro pode dar resultado falso-positivo. Concentrações de bilirrubina sérica: Falsos valores elevados podem ocorrer.
Teste de glicose oxidada: Pode dar resultado falso-negativo.
Sangue oculto nas fezes: Pode ser obscurecido pela coloração preta do ferro nas fezes.