Gravidez formare

FORMARE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FORMARE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FORMARE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Categoria de risco na gravidez: C
A segurança do formoterol durante a gravidez ou lactação ainda não está bem estabelecida. Seu uso durante a gravidez deve ser evitado, a não ser que não exista alternativa mais segura. Como outros estimulantes beta2-adrenérgicos, o formoterol pode inibir o trabalho de parto, por seu efeito relaxante na musculatura lisa uterina.
Não se sabe se o formoterol é excretado no leite materno. O fármaco foi detectado no leite de ratas lactantes em que estudos revelaram níveis plasmáticos de cerca de 40% do fármaco excretado no leite. Não existem relatos descrevendo o uso do formoterol durante a lactação em humanos, não sendo aconselhável seu uso durante a amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.