Portal

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS INDINAVIR

Nos estudos de interação medicamentosa não foram observadas interações clinicamente significativas quando Indinavir foi administrado concomitantemente com as seguintes drogas: cimetidina, claritromicina, estavudina, fluconazol, isoniazida, quinidina, trimetoprima/sulfametoxazol, zidovudina, zidovudina/lamivudina ou um contraceptivo oral (noretindrona/etinil estradiol 1/35).

As drogas nas quais foram observadas interações medicamentosas significativas foram:
-Cetoconazol: ocorre um aumento da concentração plasmática do Indinavir quando ele é administrado concomitantemente com cetoconazol, portanto deve-se considerar uma redução na posologia do Indinavir.
-Didanosina: se Indinavir e didanosina forem administrados em terapia combinada, eles devem ser tomados com um intervalo de pelo menos 1 hora, pois a didanosina é formulada com agentes tampão que elevam o pH do estômago para que ela não seja degradada; e nesse pH a absorção de Indinavir ficaria comprometida pois é necessário um pH gástrico normal (ácido)para que ele tenha uma ótima absorção. (Consulte a bula de didanosina).

-Rifabutina: ocorre um aumento da concentração plasmática de rifabutina quando esta é administrada conjuntamente com o Indinavir, portanto é necessário ajuste de posologia. (Ver Posologia: Terapia Concomitante)
-Rifampicina: ela é um potente indutor do citocromo P450 3A4, isto pode reduzir significativamente as concentrações plasmáticas de Indinavir, portanto não é aconselhável administração conjunta desses dois medicamentos.
Embora não tenham sido realizados estudos específicos com a administração conjunta de Indinavir com, astemizol, cisaprida, midazolam, terfenadina e triazolam e, estas as drogas competem também com o citocromo P450 3A4. Portanto isto pode resultar na inibição do metabolismo destas drogas e criar um potencial para efeitos adversos graves e/ou efeitos que impliquem em risco de vida (arritmias cardíacas, estados de sedações prolongadas, etc).