Portal

POSOLOGIA DE GANCICLOVIR

O ganciclovir sódico deve ser administrado por infusão via intravenosa durante 1 hora.

Métodos de preparação da solução de ganciclovir sódico

Reconstituição
1.O ganciclovir sódico liofilizado deve ser reconstituído injetando 10 mL de água estéril para injeção dentro do frasco. Não usar água bacteriostática para injeção que contenha parabenos (parahidroxibenzoatos), uma vez que é incompatível com o pó estéril de ganciclovir sódico e pode causar precipitação.
2.O frasco deve ser agitado para dissolver o medicamento.
3.A solução reconstituída deve ser inspecionada quanto à presença de partículas antes de se proceder à preparação final.

Preparação e administração da solução de infusão Diluição
Com base no peso do paciente, calcula-se a dose apropriada e o volume que deve ser retirado do frasco (concentração 50 mg/mL) e adiciona-se a um líquido de infusão. Soro fisiológico, soro glicofisiológico 5%, solução de Ringer ou Ringer lactato são química ou fisicamente compatíveis com ganciclovir sódico. Infusão com concentrações maiores que 10 mg/mL não é recomendada.
O ganciclovir sódico não deve ser misturado com outros produtos intravenosos.

Manuseio
Precauções devem ser tomadas no manuseio de ganciclovir sódico.
Como ganciclovir sódico é considerado um potencial teratogênico e carcinogênico em humanos, precauções devem ser tomadas na manipulação (vide item 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES). Evitar contato direto da solução reconstituída nas ampolas de ganciclovir sódico com a pele e com as mucosas. A solução de ganciclovir sódico injetável é alcalina (pH aproximadamente 11). Em caso de contato de ganciclovir sódico com a pele, ou membranas mucosas, lavar minuciosamente com água e sabão. Em casos de contato com os olhos, limpar com água corrente.

Atenção: não aplicar a injeção IV rapidamente ou em bolus. A toxicidade de ganciclovir sódico pode aumentar por causa da concentração plasmática aumentada.
Se for aplicado IM ou SC, pode resultar em grave irritação do tecido por causa do pH elevado (~11). As doses recomendadas, frequência ou velocidade de infusão não devem ser excedidas.

Posologia
Dose padrão para tratamento da retinite por CMV
Terapia de indução: 5 mg/kg, a cada 12 horas, por 14 – 21 dias, em pacientes com função renal normal. Tratamento de manutenção: 5 mg/kg, administradas uma vez ao dia, por sete dias/semana, ou 6 mg/kg, uma vez ao dia, por cinco dias/semana.

Dose padrão para prevenção em receptores de transplante
Tratamento de indução: 5 mg/kg, a cada 12 horas, por 7 – 14 dias, em pacientes com função renal normal. Tratamento de manutenção: 5 mg/kg, administradas uma vez ao dia, sete dias/semana, ou 6 mg/kg, uma vez ao dia, por cinco dias/semana.

Dosagens especiais
-Pacientes com disfunção renal: a dose de ganciclovir sódico deve ser modificada como mostrado na tabela a seguir. O clearance de creatinina pode ser calculado pela creatinina sérica empregando a seguinte fórmula:

Para pacientes do sexo masculino = (140 – idade [em anos]) x (peso [kg])
(72) x (0,011 x creatinina sérica [mmol/L])

Para pacientes do sexo feminino = 0,85 x valor para o sexo masculino

Clearance de creatininaDose de induçãoDose de manutenção
≥ 70 mL/min5 mg/kg a cada 12 h5 mg/kg/dia
50 – 69 mL/min2,5 mg/kg a cada 12 h2,5 mg/kg/dia
24 – 49 mL/min2,5 mg/kg/dia1,25 mg/kg/dia
10 – 24 mL/min1,25 mg/kg/dia0,625mg/kg/dia
< 10 mL/min1,25 mg/kg 3x/semanadepois da hemodiálise0,625 mg/kg 3x/semana depois da hemodiálise


Idosos: a dose de ganciclovir sódico deve ser ajustada considerando sua condição renal.