Advertências litocit

LITOCIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LITOCIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LITOCIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Nos pacientes com os mecanismos de excreção de potássio alterados, LITOCIT® pode produzir hipercalemia e até parada cardíaca.
Uma hipercalemia assintomática pode ocorrer e ser fatal. O uso de LITOCIT® em pacientes com insuficiência renal crônica ou outra condição que provoque a alteração de excreção de potássio (como insuficiência cardíaca) deve ser evitado.

PRECAUÇÕES
Na administração conjunta com outro medicamento ou diurético poupador de potássio (como triantereno, espironolactona, ou amilorida) pode ocorrer hipercalemia severa.

Testes Laboratoriais
É recomendável determinar regularmente o potássio sérico. É preciso atentar para o balanço acidobásico, outros eletrólitos séricos, eletrocardiograma e o estado clínico do paciente. No caso de insuficiência renal ou cardíaca, ou de acidose isto é fundamental.

Gravidez
Estudos sobre a reprodução em animais não foram realizados com o citrato de potássio. Não é recomendado o seu uso durante a gravidez.

Amamentação
A quantidade normal de potássio no leite materno é de cerca de 13µg/l.
O citrato de potássio é excretado no leite, não se sabe em qual quantidade e como afeta a composição do leite materno. Não é recomendado o seu uso.

Uso Geriátrico/Pediátrico
Não é recomendado o seu uso. Sua segurança e eficácia não foram ainda estabelecidas em crianças e idosos.