Características farmacológicas litocit

LITOCIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LITOCIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LITOCIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de ação:
Quando o LITOCIT® (citrato de potássio) e administrado oralmente, o metabolismo do citrato absorvido produz uma carga de alcalinidade.
A carga de alcalinidade induzida, por sua vez, aumenta o pH urinário, o que impede a formação de cálculos renais. O citrato de potássio e metabolizado a bicarbonato, o qual aumenta o Ph urinário, aumentando a excreção de íons bicarbonato livres, sem produzir alcalose sistêmica, quando administrado nas doses recomendadas. O aumento do pH da urina aumenta a solubilidade de cistina na urina e a ionização do acido úrico a íon urato, mais solúvel. Mantendo a urina alcalina, pode completar-se a dissolução real dos cálculos de acido úrico.
O metabolismo do citrato de potássio absorvido aumenta o pH da urina e eleva o citrato urinário, aumentando o aclaramento do citrato, sem alterar significativamente o citrato sérico Não filtrável. A terapia com citrato de potássio parece aumentar o citrato urinário, principalmente pela mudança de comportamento renal do citrato, e Não pelo aumento da carga filtrável de citrato. O citrato urinário e o pH elevado diminuem a atividade do íon cálcio, aumentando a formação de complexos de cálcio com ânions dissociados e diminuindo assim, a saturação de oxalato de cálcio.
O citrato de potássio inibe também a cristalização e nucleação espontânea de oxalato cálcico e fosfato cálcico na nefrolitíase cálcica hipocitraturica. Entretanto o citrato potássico Não altera a saturação urinaria de fosfato cálcico porque o efeito da elevada formação de complexos de citrato com cálcio se contrapõe mediante uma elevação na dissociação de fosfato dependente do pH.
Os cálculos do fosfato cálcico são mais estáveis na urina alcalina.

Farmacocinética:
O citrato de potássio e oxidado no organismo, formando bicarbonato potássico ou bicarbonato sódico. A ação tem inicio em cerca de 1 hora apos a administração oral, persistindo por 12 horas a 3 dias (doses múltiplas). A eliminação e urinaria, sendo menos de 5% da droga inalterada.