Superdosagem litocit

LITOCIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LITOCIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LITOCIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A administração de sais de potássio a pessoa sem predisposição para hipercalemia raramente causa serias consequências. E importante reconhecer que hipercalemia usualmente e assintomática e pode ser percebida apenas pela sua dosagem no soro e alterações características no eletrocardiograma. Manifestações tardias incluem paralisia muscular e colapso cardiovascular com parada cardíaca.
O tratamento da superdosagem de potássio inclui: a eliminação da dieta de alimentos ricos em potássio; de medicamentos ricos em potássio e de diuréticos poupadores de potássio; a administração IV de 300-500 ml/h de dextrose a 10% com 10-20 unidades de insulina/1.000 ml; a correção da acidose com bicarbonato de sódio IV e a dialise peritoneal ou hemodiálise.
No tratamento da hipercalemia deve ser lembrado que nos pacientes estabilizados com digitálicos, a queda rápida da concentração de potássio sérico pode produzir toxidade digitálica.