Bula para paciente litocit

LITOCIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LITOCIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LITOCIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: LITOCIT® contem citrato de potássio, que promove a alcalinização da urina, evitando a formação de cálculos por sais de cálcio ou acido úrico.

Cuidados de armazenamento: Os comprimidos devem ser mantidos em sua embalagem original, na temperatura ambiente (entre 15 e 30˚C), ao abrigo da umidade e protegidos da luz. Retire o comprimido no momento em que for toma-lo, fechando muito bem o frasco.

Prazo de validade: Não utilize o medicamento com a validade vencida. O prazo de validade de LITOCIT® esta impresso na embalagem e de 24 meses apos a data de fabricação.

Gravidez e lactação: Informe ao seu medico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou apos o seu termino. Informar ao medico se esta amamentando.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu medico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Tome a dose sem morder, mascar, quebrar ou chupar o comprimido. Os comprimidos devem ser tomados com um copo cheio de agua ou líquidos, juntamente com as refeições ou em ate 30 minutos apos as refeições ou lanches. Tome a medicação apenas como foi prescrita. Isto e particularmente importante para os pacientes que também tomam diuréticos e digitálicos. Informe ao seu medico se tiver dificuldade de engolir o comprimido ou se ele parecer “parar” na garganta.

Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu medico.

Reações Adversas: Informe ao seu medico o aparecimento de reações desagradáveis.
As reações mais frequentes são desconforto abdominal, vomito diarreia, redução dos movimentos intestinais ou náusea.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: LITOCIT® Não deve ser administrado com medicamentos diuréticos poupadores de potássio e medicamentos que tornam o transito intestinal mais lento. Qualquer medicamento so deve ser utilizado sob a supervisão e cuidado medico.

Contraindicações e precauções: Informe ao seu medico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do inicio ou durante o tratamento.
LITOCIT® e contraindicado em pacientes com hipercalemia, demora ou parada na passagem do comprimido pelo trato gastrointestinal, infecção ativa no trato urinário e em pacientes com insuficiência renal.
LITOCIT® Não deve ser administrado a pacientes com úlcera péptica.
Informe ao seu medico se tiver alguma evidencia de sangramento intestinal ou mudança na cor das fezes.
Mantenha o controle medico sobre o seu estado de saúde e realize todos os exames solicitados por ele.
Observe com cuidado as recomendações de seu medico sobre a sua dieta, Não exagere no consumo de sal ou de alimentos salgados.
Não se automedique nem tome qualquer medicamento sem o conhecimento do seu medico.

Risco da automedicação:
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.