Interações medicamentosas lomir

LOMIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LOMIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LOMIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A administração concomitante da rifampicina reduz muito as concentrações plasmáticas de isradipino. Portanto, deve-se evitar a administração concomitante com a rifampicina ou com outros medicamentos indutores enzimáticos (por exemplo anticonvulsivantes como carbamazepina, fenobarbital). Baseado em um caso relatado de isradipino e nos riscos já conhecidos relacionados com a co-administração de fenitoína com bloqueadores do canal de cálcio, deve-se evitar a administração concomitante com fenitoína. Um aumento dos níveis plasmáticos, e potenciação da atividade da droga e efeitos adversos (por exemplo edema periférico) foram relatados quando diidropiridinas são administradas concomitantemente com inibidores do citocromo P450 3A. Há poucas evidências de tais interações com o isradipino, mas deve-se ter cautela quando se co-administrar LOMIR e um forte inibidor CYP3A como os antibióticos macrolídeos (por exemplo eritromicina, claritromicina, troleandomicina), os inibidores de protease HIV (por exemplo ritonavir, indinavir, nelfinavir), ou inibidores da transcriptase reversa (por exemplo delavirdina), e antifúngicos azoles (por exemplo cetoconazol, itraconazol, voriconazol). Assim como todos os anti-hipertensivos, o tratamento concomitante com baclofeno oral torna provável uma maior queda da pressão. Portanto, pode ser necessário monitorar a pressão sangüínea e ajustar a dose do antihipertensivo. A administração simultânea da cimetidina, aumenta a biodisponibilidade do isradipino em cerca de 50% (veja “Posologia e administração”). O pico da concentração plasmática de isradipino aumenta em aproximadamente 20% durante a co-administração com diclofenaco, mas não espera-se que isso seja clinicamente significativo, uma vez que a exposição no estado de equilíbrio permanece inalterada. A farmacocinética do isradipino não é modificada pela administração concomitante de digoxina, propranolol, varfarina, hidroclorotiazida ou ciclosporina.
Interações do isradipino com outras drogas / sistemas enzimáticos
O isradipino não parece inibir enzimas do citocromo P450, em particular a CYP3A4 em extensão clinicamente significativa. O isradipino não afeta as farmacocinéticas da digoxina, varfarina, hidroclorotiazida, diclofenaco, teofilina, triazolam ou ciclosporina; porém, induz a um pequeno aumento na biodisponibilidade (AUC) do propranolol (27%).
Interações com alimentos
A ingestão concomitante de suco de grapefruit pode aumentar a biodisponibilidade do isradipino.