Posologia de lovastatina

LOVASTATINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LOVASTATINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LOVASTATINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O paciente deve iniciar uma dieta padrão para redução do colesterol, antes de receber lovastatina, e deve continuar a dieta durante o tratamento com lovastatina.
Hipercolesterolemia
A dose inicial comum é 20 mg/dia, administrada como uma única dose com a refeição da noite. Doses diárias únicas administradas com a refeição da noite mostraram ser mais eficazes do que a mesma dose administrada com a refeição da manhã, talvez porque o colesterol é sintetizado principalmente à noite. Os pacientes com hipercolesterolemia leve à moderada podem ser tratados com uma dose inicial de 10 mg de lovastatina. Ajustes de dosagem, se exigidos, devem ser feitos em intervalos de não menos de 4 semanas, a um máximo de 80 mg diários, administrados em doses únicas ou divididas com as refeições da manhã e da noite. Doses divididas (isto é, duas vezes ao dia) tendem a ser levemente mais eficazes do que doses diárias únicas.

Aterosclerose coronária
Nos estudos de aterosclerose coronária, que utilizaram lovastatina com ou sem terapia concomitante, as dosagens usadas foram 20 a 80 mg diários, administradas em doses únicas ou divididas. Nos dois estudos, que utilização lovastatina isolada, a dose foi reduzida se o colesterol plasmático total tivesse diminuído para abaixo de 110 mg/dL (2,85 mmol/L) ou se o LDL-colesterol tivesse diminuído para abaixo de 80 mg/dL (2,1 mmol/L), respectivamente.

Terapia concomitante
A lovastatina é eficaz isoladamente ou em combinação com sequestradores de ácido biliar.
Em pacientes recebendo ciclosporina, danazol, genfibrozila, outros fibratos ou doses hipolipeminantes (=>1 g/dia) de niacina concomitantemente com lovastatina, a dose de lovastatina não deve exceder 20 mg/dia. Em pacientes recebendo amiodarona ou verapamil concomitante com lovastatina, a dose de lovastatina não deve exceder 40 mg/dia.

Dosagem na insuficiência renal
Devido à lovastatina não ser excretada significativamente de forma renal, modificação de dosagem não deve ser necessária em pacientes com insuficiência renal moderada.
Em pacientes com insuficiência renal grave (clearance de creatinina <30 mL/min), as dosagens acima de 20 mg/dia devem ser cuidadosamente consideradas e, de consideradas necessárias, implementadas cuidadosamente.

Uso em crianças
A segurança e eficácia de lovastatina em crianças ainda não foi estabelecida; assim, nenhuma recomendação posológica pode ser feita.

Uso em idosos
Em estudos controlados realizados em pacientes com idade superior a 60 anos, a eficácia da lovastatina foi de mesma ordem que na população em média, e não se observou qualquer aumento dos efeitos indesejáveis.