Bula para paciente airclin

AIRCLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AIRCLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AIRCLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AIRCLIN (TRIANCINOLONA ACETONIDA) DEVE SER UTILIZADO APENAS SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA.

O que é e para que serve AIRCLIN (triancinolona acetonida) ?
AIRCLIN (triancinolona acetonida) é um medicamento à base de triancinolona acetonida usado no tratamento da rinite alérgica. O triancinolona acetonida é um corticosteroide sintético. Corticosteroides são substâncias naturais encontradas no corpo humano. Quando aplicado no nariz, AIRCLIN (triancinolona acetonida) ajuda a reduzir sintomas como: espirros, secreções, coceira e congestão nasal associados às reações alérgicas.

Como AIRCLIN (triancinolona acetonida) deve ser guardado?
Como todo medicamento, AIRCLIN (triancinolona acetonida) deve ser mantido na sua embalagem original até sua total utilização. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Qual o prazo de validade de AIRCLIN (triancinolona acetonida)?
O prazo de validade de AIRCLIN (triancinolona acetonida) é de 18 meses após a data de fabricação impressa na embalagem do produto ou deve ser usado em até 3 meses após a abertura do frasco. Ao utilizar o medicamento, confira sempre seu prazo de validade.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde.

AIRCLIN (triancinolona acetonida) pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação?
AIRCLIN (triancinolona acetonida) somente deve ser utilizado por gestantes ou mulheres que estejam amamentando quando estritamente recomendado pelo médico.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.

Como AIRCLIN (triancinolona acetonida) deve ser utilizado?
A bomba do spray nasal deve ser preparada antes que AIRCLIN (triancinolona acetonida) seja utilizado pela primeira vez, ou quando não for utilizada por mais de 14 dias, veja maiores detalhes no item INSTRUÇÕES DE USO.
Cada frasco de AIRCLIN (triancinolona acetonida) fornece no mínimo 120 doses.
Após 120 doses, a quantidade de triancinolona acetonida liberada por spray (dose) não é constante, devendo-se descartar o frasco.
Melhores resultados são obtidos pelo uso regular de AIRCLIN (triancinolona acetonida).
Em alguns casos, o alívio máximo dos sintomas pode demorar alguns dias.
Se os sintomas não melhorarem, procure seu médico. Não aplique doses extras ou suspenda a aplicação de AIRCLIN (triancinolona acetonida) sem consultar seu médico. AIRCLIN (triancinolona acetonida) não alivia os sintomas de vermelhidão e irritação dos olhos que acompanham a rinite alérgica em alguns indivíduos.
Casos estes sintomas sejam graves, procure seu médico.

SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

O tratamento com AIRCLIN (triancinolona acetonida) pode ser interrompido?
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente ele poderá avaliar a evolução do seu tratamento e decidir quando e como este deverá ser interrompido.

Quais são as possíveis reações adversas com o uso de AIRCLIN (triancinolona acetonida)?
AIRCLIN (triancinolona acetonida) apresenta um baixo índice de reações adversas quando utilizado corretamente. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como, por exemplo: dor de cabeça, dor de garganta, aumento da tosse, náusea, vômito, dor nas costas, asma, gosto amargo, conjuntivite, mialgia, sangramento nasal, irritação nasal, ressecamento das mucosas, congestão e espirros.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

AIRCLIN (triancinolona acetonida) pode ser utilizado com outros medicamentos?
Interações medicamentosas significantes com o produto são pouco prováveis quando se utilizam as doses corretas do medicamento.

Quando AIRCLIN (triancinolona acetonida) não deve ser utilizado?
AIRCLIN (triancinolona acetonida) não deve ser utilizado em pacientes que:
– tiveram reações alérgicas prévias ao medicamento ou aos demais componentes da fórmula;
– tiveram alguma reação indesejável com outros corticosteroides nasais em spray.

Quando o uso de AIRCLIN (triancinolona acetonida) requer cuidados especiais?
Pacientes em tratamento com doses imunossupressoras de corticosteroides, são mais susceptíveis à infecções que pacientes sadios. Em caso de exposição destes pacientes à varicela e sarampo, procurar orientação médica.
Pacientes com tuberculose ativa ou latente, ou pacientes com infecções não tratadas causadas por fungos, bactérias, vírus sistêmico ou herpes ocular simples devem utilizar o produto com cautela. Assim como pacientes com úlcera do septo nasal recente, cirurgia nasal ou traumatismo.
Pacientes com episódios de sangramento nasal recorrentes ou desconforto do septo nasal durante o uso do medicamento, devem informar o médico. Irritação nasal transitória e/ou queimação ou pontadas podem ocorrer após a administração do produto.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja utilizando, antes do início ou durante o tratamento.

Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose.
Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando assim, todos os cuidados para o diagnóstico precoce e tratamento.

Pacientes diabéticos podem fazer uso de AIRCLIN (triancinolona acetonida)?
AIRCLIN (triancinolona acetonida) não contém açúcar. Se você for diabético, certifique- se com seu médico sobre o uso do produto.

NÃO DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ E A LACTAÇÃO.

Em caso de ingestão acidental que providências tomar?
Entre imediatamente em contato com seu médico, ou procure um pronto socorro informando a quantidade ingerida do produto, horário da ingestão e os sintomas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.