Características farmacológicas ofoxin

OFOXIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OFOXIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OFOXIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Otofoxin é uma solução de cloridrato de ciprofloxacino isotônica, tamponada para uso otológico.
A ação terapêutica tópica de Otofoxin se deve à atividade antibacteriana do ciprofloxacino. O ciprofloxacino age interferindo na DNA girase, uma enzima essencial para a síntese do DNA bacteriano. Como consequência, a informação vital dos cromossomos bacterianos não pode mais ser transcrita causando uma interrupção no metabolismo bacteriano.
O ciprofloxacino é uma fluorquinolona altamente ativa contra diversos microorganismos. Em concentrações inferiores a 1µg/mL é ativa contra a maioria das bactérias gram negativas, incluindo E. coli, Haemophilus, Neisseria e várias espécies de Pseudomonas. A maioria dos Staphylococcus são susceptíveis ao ciprofloxacino. Ciprofloxacino é eficaz contra Pseudomonas Aeruginosa, demonstrando atividade em concentrações que varia m de 0,07 a 0,7 mg/L em estudos in vitro. Em estudo in vitro o MIC observado em cepas de Staphylococcus susceptíveis ao ciprofloxacino foi de 0,5µg. Várias espécies de Streptococcus apresentaram sensibilidade ao ciprofloxacino com MIC relativamente baixo em 90% das cepas testadas (0,25 µg/ml).
O ciprofloxacino tem se mostrado antibacteriano com maior atividade in vitro que o norfloxacino, a ampicilina e trimetoprim-sulfametoxazol contra bactérias gram-negativas e gram-positivas.
O desenvolvimento de resistência ao ciprofloxacinonão ocorre com frequência. A resistência bacterianamediada por plasmídeo parece não ocorrer com os antibióticos da classe das quinolonas, embora resistência cruzada possa ser observada neste grupo de antibióticos. Não foi observada resistência cruzada entre o ciprofloxacino e antibióticos β lactâmicos ou aminoglicosídeos. Após a administração tópica no conduto auditivo não foram observados níveis plasmáticos significativosem pacientes tratados com ciprofloxacino.