Reações adversas puregon

PUREGON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PUREGON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PUREGON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A utilização clínica de PUREGON® tanto por via intramuscular quanto subcutânea pode levar a reações no local da aplicação (3% de todos os pacientes tratados). A maioria dessas reações locais é de natureza leve e transitória. Foram observadas, incomumente, reações de hipersensibilidade generalizada (aproximadamente 0,2% de todos os pacientes tratados com PUREGON®).
Tratamento em mulheres
Durante os estudos clínicos, em aproximadamente 4% das pacientes tratadas com PUREGON®, foram observados sinais e sintomas relacionados com a síndrome de hiperestimulação ovariana (SHEO) (ver “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”). Outros efeitos indesejáveis relacionados com essa síndrome incluem: dor e/ou congestão pélvica, dor e/ou distensão abdominal, queixas mamárias e aumento ovariano.
A tabela a seguir lista as reações adversas com o PUREGON® relatadas nos estudos clínicos em mulheres, de acordo com a classe de sistema de órgãos e frequência: comum (=> 1/100 a < 1/10), incomum (=> 1/1.000 a < 1/100).

Classe de sistema de órgãos Frequência Reações adversas
Distúrbios do sistema nervoso Comum Cefaleia
Distúrbios gastrintestinais Comum

Distensão abdominal
Dor abdominal

Incomum

Desconforto abdominal
Constipação
Diarreia
Náusea

Distúrbios do sistema reprodutor e mamas Comum

Síndrome de hiperestimulação ovariana (SHEO)
Dor pélvica

Incomum

Queixas mamárias1
Metrorragia
Cistos ovarianos
Aumento do volume ovariano
Torção ovariana
Aumento do volume uterino
Sangramento vaginal

Distúrbios gerais e condições no local da administração Comum Reação no local de injeção2
Incomum Reação de hipersensibilidade generalizada3



1.Queixas mamárias incluem: sensibilidade, dor e/ou ingurgitamento e dor nos mamilos.
2.Reações no local da injeção incluem: hematoma, dor, vermelhidão, inchaço e coceira.
3.Reação de hipersensibilidade generalizada inclue: eritema, urticária, exantema e prurido.
Adicionalmente, gravidez ectópica, aborto e gestação múltipla foram reportados. Estas reações são consideradas relacionadas as Técnicas de Reprodução Assistida (TRA) ou gravidez subsequente.
Em casos raros, tromboembolismo foi associado ao tratamento com PUREGON®/hCG, assim como com outras gonadotropinas.
Tratamento em homens
A tabela abaixo lista as reações adversas com PUREGON® relatadas nos estudos clínicos em homens (30 pacientes avaliados), de acordo com a classe de sistema de órgãos e frequência: comum (=> 1/100 a < 1/10).

Classe de sistema de órgãos Frequência1 Reações Adversas
Distúrbios do sistema nervoso Comum Cefaleia
Distúrbios na pele e nos tecidos subcutâneos Comum

Acne
Erupção cutânea

Distúrbios do sistema reprodutor e da mama Comum

Cisto do epidídimo
Ginecomastia

Distúrbios em geral e condições no local da administração Comum Endurecimento no local de injeção



1. Reações adversas que são relatadas somente uma vez são listadas como comum pois um único relato eleva a frequência acima de 1%.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.