Interações medicamentosas puri-nethol

PURI-NETHOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PURI-NETHOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PURI-NETHOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em indivíduos imunodeficientes, não é recomendada a utilização de vacinas com microrganismos vivos. (ver Advertências e precauções).

Efeito de fármacos concomitantes sobre Purinethol®
Ribavirina
A ribavirina inibe a enzima inosina monofosfato desidrogenase (IMPDH), levando a uma menor produção de nucleotídeos 6-tioguanina ativos. Mielossupressão grave foi relatada após a administração concomitante de uma pródroga de mercaptopurina e ribavirina. Portanto, a administração concomitante de ribavirina e Purinethol® não é aconselhável (ver Advertências e Precauções e Farmacocinética: Metabolismo).
Agentes mielossupressores
Quando Purinethol® é combinado com outros agentes mielossupressores, é preciso ter cautela. Reduções da dose podem ser necessárias, com base no monitoramento hematológico (ver Advertências e Precauções).
Alopurinol / oxipurinol / tiopurinol
A atividade de xantina oxidase é inibida pelo alopurinol, oxipurinol e tiopurinol, o que resulta em conversão reduzida de ácido 6-tioinosínico biologicamente ativo para ácido 6-tioúrico biologicamente inativo. Quando alopurinol, oxipurinol e/ou tiopurinol e a mercaptopurina são administrados em concomitância, é essencial que seja administrada apenas 25% da dose usual de mercaptopurina (ver Posologia: Interações medicamentosas).
Aminossalicilatos
Existem evidências in vitro e in vivo de que os derivados aminossalicilatos (como olsalazina, mesalazina e sulfassalazina) inibam a enzima TPMT. Portanto, pode ser necessário considerar a administração de doses mais baixas de Purinethol® quando o fármaco for administrado concomitantemente com derivados de aminossalicilato (ver Advertências e precauções)
Metotrexato
O metotrexato, na dose 20 mg/m², por via oral, aumentou a AUC da 6-mercaptopurina em aproximadamente 31%, e, na dose de 2 ou 5 g/m², por via intravenosa, aumentou a AUC da 6-mercaptopurina em 69% e 93%, respectivamente. Portanto, quando a 6- mercaptopurina for administrada concomitantemente com metotrexato em dose alta, a dose deve ser ajustada, para manter-se uma contagem de leucócitos adequada.

Efeito de Purinethol® sobre outros fármacos
Anticoagulantes A inibição do efeito anticoagulante de varfarina e acenocumarol foi relatada quando esses fármacos foram coadministrados com Purinethol®. Portanto, doses mais altas de anticoagulantes podem ser necessárias. Recomenda-se que os testes de coagulação sejam rigorosamente monitorados quando anticoagulantes forem administrados concomitantemente com Purinethol®.