Superdosagem puri-nethol

PURI-NETHOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PURI-NETHOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PURI-NETHOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Sinais e sintomas:
Efeitos gastrintestinais, incluindo náuseas, vômitos, diarreia e anorexia, podem ser os primeiros sintomas de superdosagem. O principal efeito tóxico é sobre a medula óssea, resultando em mielosupressão. É provável que a toxicidade hematológica seja mais severa em casos de superdosagem crônica do que com a ingestão de dose única de Purinethol®.
Podem ocorrer disfunção hepática e gastrenterite. O risco de superdosagem é aumentado quando alopurinol é administrado concomitantemente com Purinethol® (ver Interações medicamentosas).

Tratamento:
Como não há antídoto conhecido, as contagens sanguíneas devem ser cuidadosamente controladas, e medidas gerais de suporte, juntamente com transfusão adequada de sangue, devem ser instituídas, se necessário. Medidas agressivas parecem não ser justificáveis no caso de superdosagem de mercaptopurina (como emprego de carbono ativado ou lavagem gástrica), a não ser que esses procedimentos sejam realizados dentro de 60 minutos após a ingestão.

Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.