Reações adversas sedalene

SEDALENE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SEDALENE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SEDALENE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As seguintes reações adversas e/ou colaterais podem ser observadas com o uso de Sedalêne®:
•Boca seca, ocasionalmente com dificuldade para engolir ou falar. Sede.
•Midríase, fotofobia, cicloplegia, diminuição da secreção lacrimal.
•Pele seca.
• Bradicardia seguida de taquicardia, palpitação e arritmias cardíacas.
• Hipotensão pela ação anticolinérgica da medicação.
• Urgência urinária.
• Redução do tônus e motilidade do trato gastrintestinal, com consequente obstipação
Ocasionalmente podem ocorrer: tonturas e vertigens; vômitos; desequilíbrio; dor retroesternal, devido ao refluxo gastroesofágico; distúrbios gastrintestinais; cefaléia; “rash” cutâneo; sudorese; sonolência.
Em pacientes hipersensíveis à dipirona, pode ocorre r: choque; agranulocitose, trombocitopenia, leucopenia; urticária com comprometimento cutâneo, conjuntival ou de mucosa nasofaríngea; muito raramente, síndrome de Stevens Johnson ou Síndrome de Lyell.
Caso ocorra choque: colocar o paciente deitado, com pernas elevadas e vias respiratórias livres. Dilui r 1 ml de epinefrina (1:1000) em 10 ml de água para
injeção e aplicar 1 ml IV. Administrar corticosteróides por via intravenosa em altas doses. Proceder à reposição volumétrica com solução eletrolítica, plasma, albumina ou substitutos do plasma.
A hipersensibilidade à dipirona pode desencadear crises de broncoespasmo, em pacientes propensos a esta condição.

“Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária Estadual – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.”